Governo do Piauí lança programa de capacitação em Libras para servidores

O programa tem início com a disponibilização do curso de Libras, destinado a, no mínimo, dois servidores de cada secretaria estadual

Governo lança programa de capacitação em Libras para servidores do Estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado lançou nesta sexta-feira (4) o Programa “Entenda minhas Mãos”, que é um projeto que vai capacitar os servidores estaduais em Língua Brasileira de Sinais (Libras), preferencialmente àqueles que trabalham com atendimento ao público, para que possam atender pessoas surdas que procuram ou trabalham nos órgãos públicos do Estado. Essa iniciativa representa uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração (Sead), através da Escola de Governo, a Secretaria para a Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Solenidade de lançamento do programa ''Entenda minhas mãos'' Foto: Ascom 

O lançamento foi realizado no auditório da Seid, e na ocasião foi assinado o termo de parceria para a realização do projeto. A solenidade  contou com a presença do secretário da Sead, Samuel Nascimento; da Seid, Mauro Eduardo; reitor da Uespi, Evandro Alberto; presidente da Alepi, Franzé Silva; deputado estadual Fábio Novo; diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto, e representando a Defensoria Pública, a subdefensora pública, Verônica Acioly.  

O programa tem início com a disponibilização do curso de Libras, destinado a, no mínimo, dois servidores de cada secretaria estadual. Esse curso será ministrado pela Uespi e terá uma carga horária total de 120 horas, divididas equitativamente entre 60 horas de conteúdo teórico e 60 horas de práticas presenciais ou realizadas à distância. 

O curso tem previsão de início ainda neste mês e terá um papel fundamental na remoção das barreiras de comunicação, permitindo o acesso à informação e facilitando um atendimento eficaz a todas as pessoas.  “Nosso principal intuito com isso é capacitar servidores para comunicação, atendimento e inclusão de pessoas surdas nas diversas repartições, setores e instituições do Estado do Piauí. Nos preocupamos em colocar o cidadão sempre no centro de suas ações e a pessoa com deficiência precisa de um acesso diferenciado quando chega para um atendimento nos órgãos públicos e é isso que vamos providenciar, capacitando nossos servidores e contribuindo para que haja inclusão na administração pública. Queremos transformar essa iniciativa numa política de Estado”, afirmou o secretário Samuel Nascimento.

O diretor da Escola de Governo, Carlos Alberto, disse que o curso será ministrado por uma professora e haverá convite para intérpretes de Libras e de surdos para atividade de prática, corrigindo possíveis erros e ampliando o conhecimento dos participantes. “A Escola de Governo vai ficar responsável pela capacitação e a ideia é que seja um treinamento constante e, com isso, cada vez mais servidores estejam preparados para uma comunicação mais inclusiva”, pontuou.

Segundo o secretário para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, a iniciativa é uma forma de eliminar as barreiras comunicacionais viabilizando o acesso à informação e ao atendimento a todas as pessoas. “É um projeto importante, pois a Libras é a segunda língua oficial do Brasil. Esperamos que no fim do curso, os servidores que participarem das atividades tenham conhecimentos e condições linguísticas para se comunicar com surdos, mesmo que no nível básico”, ressaltou o gestor.

Mauro acrescentou que  futuramente o programa deve capacitar também os servidores da rede pública de saúde. “Imagina um surdo chegar em um hospital, por exemplo, e não ter um profissional que saiba Libras para pode se comunicar, ele não vai ser atendido da forma correta. Então, nosso objetivo é também capacitar esses profissionais de saúde para que possam fazer esse acompanhamento adequado”, disse Mauro Eduardo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES