Governo do Piauí propõe aos servidores reajuste salarial de 5,35% por ano, até 2026

A proposta foi apresentada durante reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), realizada, nessa quinta-feira (22)

Governo do Piauí propõe aos servidores reajuste salarial de 5,35% por ano, até 2026 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Durante a reunião da Mesa Estadual de Negociação Permanente (Menp), realizada na quinta-feira (22), o Governo do Estado propôs um reajuste salarial de 5,35% ao ano para os servidores, até 2026, totalizando aproximadamente 17% ao longo de dois anos. Essa iniciativa foi apresentada com a presença de secretários estaduais e representantes sindicais dos servidores públicos. O índice de reajuste proposto supera os 4,62% registrados pela inflação, abrangendo os servidores ativos, inativos, além dos administrativos, técnicos e profissionais de outras áreas.

Durante a discussão, o secretário da Administração, Samuel Nascimento, elucidou a proposta de reajuste, destacando que o percentual está em conformidade com as diretrizes estabelecidas pela Comissão de Gestão de Finanças e Resultados (CGFR). Estas diretrizes foram fundamentadas no respeito à política financeira, no controle dos gastos públicos e na necessidade de decisões prudentes em relação ao aumento de despesas continuadas, conforme preconiza a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

“Desde o início das negociações de reajuste, o Governo do Estado teve o interesse no diálogo com as categorias para que as demandas fossem atendidas. A instalação da Mesa de Negociação proporcionou isso e hoje apresentamos uma proposta que sugere um aumento importante ao longo de dois anos”, explicou a  secretária das Relações Sociais, Núbia Lopes.

A Mesa Estadual de Negociação Permanente é uma iniciativa do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração (Sead) e Secretaria das Relações Sociais (Seres). O objetivo é buscar soluções negociadas para os interesses manifestados pelas categorias de servidores. Essa foi a segunda reunião da Menp e foi conduzida pelos secretários Samuel Nascimento e Núbia Lopes. Participaram representantes de 38 entidades sindicais. 

Mesa busca soluções negociadas

A Mesa de Negociação foi criada por meio do decreto estadual nº 22.627/23, assinado pelo governador Rafael Fonteles, que estabelece as diretrizes de organização e funcionamento, tendo por finalidade buscar soluções negociadas para os interesses manifestados pelas categorias de servidores.

Também fazem parte com assento permanente, e estiveram presentes à reunião, representantes da Chefia de Gabinete do Governador, das secretarias da Fazenda, Planejamento, Saúde, Educação e Segurança Pública. O documento estabelece ainda que os sindicatos dos servidores do Poder Executivo estadual, legalmente constituídos, também terão assento permanente na Menp, com um representante titular e um suplente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES