Governo do Piauí prorroga prazo do Refis 2023; desconto de até 95%

Agora, os contribuintes têm até o dia 28 de dezembro, para efetuarem seus pagamentos.

REFIS estadual foi prorrogado até dia 28 de dezembro deste ano | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo para pagamento dos tributos estaduais (ICMS, IPVA, ITCMD) por meio do Programa de Recuperação de Créditos Tributários, o Refis 2023, foi prorrogado. Agora, os contribuintes têm até o último dia de expediente bancário do ano, em 28 de dezembro, para efetuarem seus pagamentos.

A prorrogação foi anunciada pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Fazenda do Piauí (Sefaz-PI). O secretário Estadual da Fazenda, Emílio Júnior, explicou que a decisão visa atender às demandas dos contribuintes e entidades representativas dos contadores e empresários. Ele destacou que a prorrogação busca permitir que aqueles que recebem o 13º salário até 20 de dezembro possam regularizar suas obrigações fiscais. Além disso, atendeu a pleitos de entidades como o CRC e setores empresariais, como o Atacadista e a Fecomércio.

É importante salientar que os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista até 28 de dezembro podem desfrutar de descontos significativos, podendo chegar a 95% sobre débitos, estejam ou não inscritos em Dívida Ativa, ajuizados ou não, incluindo débitos negociados antes do programa.

A negociação dos débitos também pode ser realizada de forma parcelada. No caso do ICMS, o parcelamento oferece descontos progressivos de juros e multas, variando de 90% a 70%, dependendo do número de parcelas escolhido. Para débitos relacionados ao IPVA e ITCMD, os parcelamentos podem ocorrer em três, seis e doze vezes, com descontos sucessivos de 90%, 80% e 70%.

Antes da prorrogação, o prazo original para pagamento do Programa de Recuperação de Créditos Tributários era até 15 de dezembro. A alteração foi formalizada por meio da portaria SEFAZ-PI/GASEC/SUPREC/UNATRI Nº 30/2023, assinada pelo Secretário da Fazenda, Emílio Júnior, na mesma data.

SAIBA COMO NEGOCIAR DÉBITOS DO REFIS 2023:

- Para negociar o IPVA, acesse o site: https://webas.sefaz.pi.gov.br/dar-ipva/

- Para pagar taxas do DETRAN, acesse o site: https://www.detran.pi.gov.br/

- E para negociar débitos do ITCMD, procure uma das Agências de Atendimento da Sefaz-PI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES