Governo do Piauí publica decreto sobre reorganização da Polícia Civil

As Delegacias Seccionais das maiores cidades do interior passam a ter divisões especializadas para o combate aos crimes de homicídio e tráfico

Governo do Piauí publica decreto sobre reorganização da Polícia Civil | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na terça-feira, dia 18, o Governo do Estado do Piauí emitiu o Decreto Nº 22.223, que tem como objetivo regulamentar as atribuições de todos os órgãos da Polícia Civil do Piauí (PC-PI). Essa medida busca promover uma administração profissionalizada da instituição, com ênfase em resultados e a redução da criminalidade, além de proporcionar um atendimento de excelência ao cidadão piauiense.

O decreto estabelece os principais pontos para a estrutura organizacional da PC-PI, que agora será composta pela Delegacia-Geral (DGPC), Corregedoria-Geral (CGPC), Academia da Polícia Civil (Acadepol) e Departamento de Polícia Científica (DEPOC). Essa reorganização visa potencializar as atividades policiais, aprimorar a eficiência da instituição e fortalecer a segurança pública no estado.

ACESSE AQUI O DECRETO

Reitera-se também a Delegacia-Geral como órgão central da Polícia Civil do Piauí, composta pelo Gabinete do Delegado-Geral, chefiado pelo Delegado-Geral Adjunto, e por mais seis diretorias, que são: Diretoria Administrativa (DADM), Diretoria de Inteligência (DInte), Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), Diretoria de Polícia do Interior (DPI), Diretoria Especializada em Operações Policiais (DEOP) e Diretoria de Proteção à Mulher e aos Grupos Vulneráveis (DPMGV). 

Outro destaque do documento é a reorganização da Polícia Civil na capital, por meio da criação das Delegacias Seccionais em Teresina. Além disso, inicia-se a implementação das gratificações de acordo com as funções exercidas pelos policiais e regulamenta-se a criação de mais duas delegacias no interior do estado, sendo elas a Delegacia de Cajueiro da Praia, no norte do Piauí, e a Delegacia de Baixa Grande do Ribeiro, no sul piauiense. As Delegacias Seccionais do interior foram organizadas por categorias, tendo sido criadas as estruturas necessárias para a atuação da PC-PI em todas as Áreas Integradas de Segurança Pública do Estado (AISP’s). 

Segundo o Delegado-Geral, Luccy Keiko Paraíba, o Decreto representa um marco significativo para a gestão da PC-PI, pois introduz uma série de avanços ao estabelecer estruturas essenciais para o fortalecimento do combate a condutas criminosas em todo o Estado. As Delegacias Seccionais das principais cidades do interior agora contarão com divisões especializadas, voltadas à repressão de crimes de homicídio e tráfico, bem como à assistência dedicada às vítimas vulneráveis. Essa iniciativa visa otimizar as ações policiais, proporcionando uma abordagem mais focalizada e eficiente na luta contra a criminalidade, garantindo também maior suporte e proteção aos cidadãos em situação de vulnerabilidade. 

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES