Governo Federal reconhece situação de emergência em município do Piauí

No dia 15 de fevereiro, o governador Rafael Fonteles publicou decreto reconhecendo situação de emergência em 40 cidades

Governo Federal reconhece situação de emergência em município do Piauí | José Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira (22), o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MDR), através da Defesa Civil Nacional, reconheceu situação de emergência em mais 37 cidades de 13 estados afetadas por desastres naturais. O município de Paulistana-PI foi incluído na lista.

No último dia 8 de fevereiro, o MDR já havia incluído outras quatro cidades do Piauí: Betânia do Piauí, Dom Inocêncio, Fartura do Piauí e Jacobina do Piauí. Com o reconhecimento, os entes estão aptos a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como assistência humanitária, reconstrução de infraestruturas e restabelecimento de serviços essenciais.

A solicitação de recursos pelos municípios em situação de emergência deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres. Com base nas informações enviadas nos planos de trabalho, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com o valor a ser liberado. No dia 15 de fevereiro, o governador Rafael Fonteles publicou decreto reconhecendo situação de emergência em 40 cidades por conta da estiagem em decorrência da irregularidade na distribuição das chuvas.

OUTROS ESTADOS EM SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

O município de Pesqueira, em Pernambuco, obteve o reconhecimento federal de estado de calamidade pública por estiagem. Ainda no estado pernambucano, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Casinhas, Jataúba, Saloá e Tacaimbó também enfrentaram a estiagem. No momento, 89 cidades do estado estão com o reconhecimento federal de situação de emergência vigente pelo mesmo desastre.

Na Bahia, Barro Alto, Caém, Itaju do Colônia, Itambé, Itororó, Lajedinho, Mulungu do Morro, Paratinga e Pedro Alexandre registraram estiagem. Já no Rio Grande do Norte, Afonso Bezerra, Coronel Ezequiel, e Ielmo Marinho enfrentam a seca, que é um período de estiagem mais prolongado, enquanto Cruzeta registrou vendaval. No Ceará, Aiuaba e Salitre estão em período de seca e Itatira e Quixeramobim, em estiagem.

Também enfrentam a estiagem Remígio e São Francisco, na Paraíba; Nossa Senhora Aparecida, em Sergipe; Pedro Canário, no Espírito Santo; a capital de Rondônia, Porto Velho; e as roraimenses Amajari e Normandia. Paulistana, no Piaui, foi afetada por seca e Westfalia, no Rio Grande do Sul, por chuvas intensas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES