Governo simplifica isenção do IPVA para taxistas de Teresina

A medida beneficia 1.588 taxistas de Teresina que, a partir desse ano de 2023, não precisam mais se deslocar a uma agência de atendimento da Sefaz para requerer o benefício

Isenção de IPVA para taxistas (Foto: Strans) | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado publicou uma portaria, por meio da Secretaria da Fazenda, que busca simplificar e agilizar o processo de concessão da isenção do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para os taxistas da região. A medida reconhece automaticamente a isenção para veículos regulares cadastrados como táxi junto à Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

“O objetivo do Governo do Estado é desburocratizar esse processo, facilitando a vida desses profissionais que são tão importantes para o transporte de passageiros na nossa capital. Com a medida, serão beneficiados cerca de 1.588 taxistas de Teresina”, afirma o secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior.

Graça Moreira Ramos, Superintendente da Receita Estadual, explica que a medida entrará em vigor a partir deste ano, com a portaria SEFAZ/SUPREC/UNATRI/GETRI/Nº02/2023, que estabelece o reconhecimento da isenção do IPVA para os taxistas de Teresina a partir do dia 1º de janeiro de 2023.

Governo simplifica isenção do IPVA para taxistas de Teresina - Foto: Ascom

“Portanto, a partir desse exercício, os taxistas de Teresina não precisam mais se dirigir a uma agência de atendimento da Sefaz para pedir o reconhecimento da isenção do IPVA do seu veículo. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) disponibilizou para a Sefaz a relação de todos os profissionais que se encontram em situação regular junto ao órgão municipal. Dessa forma, a Sefaz fez o reconhecimento automático do benefício para estes profissionais”, explica a Superintendente da Receita Estadual. 

A medida adotada não só beneficia os taxistas da região, mas também tem como objetivo aliviar a demanda de atendimento nas agências da Sefaz em Teresina. Isso ocorre porque os proprietários de táxis credenciados para transportar passageiros na capital não precisam mais solicitar a isenção do IPVA nos referidos locais, tornando o processo mais simples e ágil.

O documento também pode ser encontrado no menu Legislação e Atos, basta clicar no ícone Portarias ou acessar direto o link https://webas.sefaz.pi.gov.br/legislacao/asset/fcc8c6af-3e26-420a-8b35-d9f59def2cdc/PORTARIA+SEFAZ-PI+SUPREC+UNATRI+GETRI+N%C2%BA+2_2023?view=publicationpage1.

Taxista deve requerer isenção do IPVA na agência da Sefaz, caso o Renavam não conste na portaria

Vale ressaltar que se o Renavam do veículo cadastrado como táxi não constar no Anexo Único da referida portaria, o proprietário do veículo deve continuar requerendo o benefício como era antes, ou seja, individualmente, em qualquer agência de atendimento da Sefaz na capital.

“A lista está disponível no site da Sefaz, mas caso o Renavam não conste na listagem divulgada, o proprietário do veículo precisa ir até uma agência de atendimento da Sefaz para comprovar a regularidade do veículo, a fim de obter o benefício da isenção do IPVA 2023”, afirma a Superintendente da Receita Estadual.

O parágrafo único da mesma portaria (SEFAZ/SUPREC/UNATRI/GETRI/Nº02/2023) ainda destaca que “a constatação de que o veículo não atende aos requisitos legais para a isenção implicará no lançamento do imposto, com as penalidades previstas no art. 23 da Lei nº 4.548/92”, que dispõe sobre o IPVA.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES