Grupo de Trabalho é criado para promover segurança e paz nas escolas

Na manhã desta quinta-feira (13), a Secretaria de Estado da Educação e a Secretaria de Segurança Pública reuniram representantes de entidades para formalizar a criação do Grupo de Trabalho.

Grupo de Trabalho é criado para promover segurança e paz nas escolas | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O grupo coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) é formado por representantes dos seguintes órgãos: Secretaria de Segurança Pública; Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc); Polícia Militar - Companhia Independente de Policiamento Escolar (CIPE); Polícia Federal; Tribunal de Contas; Ministério Público do Piauí (MPPI); Secretaria de Relações Sociais do Piauí (SERES); Coordenadoria da Juventude do Estado do Piauí (COJUV) e Conselheiros Tutelares.

Durante o encontro, ficou definida também a elaboração de um Plano de Ação coordenado pelas Secretarias de Educação e Segurança Pública que envolvem diversas medidas emergenciais, de cunho mais ostensivo e ações de cunho educativo, pedagógico e estruturante. 

“Dentre as ações da Seduc, posso citar o fortalecimento da atuação das nossas equipes multiprofissionais, como psicólogos e assistentes sociais nas escolas, inclusive com a convocação de novos profissionais. A convocação de novos agentes de portaria nas escolas e a capacitação destes agentes de portaria, a contratação do serviço de vigilância nas escolas, dentre outras ações. A Seduc, a SSP e todos os representantes das entidades envolvidas no Grupo de Trabalho estão atuando em conjunto para fortalecer as ações repressivas e, sobretudo, as ações preventivas, educativas aos alunos, aos gestores educacionais e aos familiares dos alunos para promoção da paz nas escolas”, explica o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Grupo de Trabalho é criado para promover segurança e paz nas escolas

Uma das ações será a contratação de empresa especializada na prestação de serviços de solução inteligente e integrada de segurança eletrônica para atuar, inicialmente, escolas localizadas nos municípios Teresina, Floriano, Parnaíba, Picos e União.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, a Polícia Militar, a Polícia Civil e a Polícia Federal estão envolvidos nesta força-tarefa para prevenir e combater as situações de violência nas escolas. “Nós vamos continuar o trabalho de prevenção feito pela Polícia Civil, que monitora as redes sociais e analisa todos os perfis que fazem ameaças. Nós já instauramos dezenas de inquéritos, fizemos buscas e apreensões, pedimos informações às plataformas de redes sociais, como Instagram, Twitter e Telegram para monitoramento. Também vamos fortalecer a Companhia Independente de Policiamento Escolar - CIPE, que faz um trabalho de prevenção nas escolas”, disse.

O secretário de Segurança Pública afirma ainda que agentes de portaria, professores, diretores, além de membros do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar estão sendo capacitados para a realização de Plano de Segurança para cada unidade. “Também vamos reforçar o canal que existe no Ministério da Justiça e Segurança Pública, para que todas as denúncias sejam apuradas com rigor, transparência e celeridade, que é o que temos feito sob determinação do governador Rafael Fonteles”, finaliza Chico Lucas.

Ações já realizadas pela Secretaria de Educação

- A Seduc convocou 54 novos psicólogos e assistentes sociais para compor as equipes multiprofissionais, que estão atuando na prevenção da violência e nas questões relacionais às competências socioemocionais nas escolas;

- A Seduc orientou todas as escolas a trabalhar o tema de bullying e violência por meio do Projeto Semana Presente, que acontece de 10 a 14 de abril em todas as unidades de ensino;

- A Seduc realiza, desde 2020, o Projeto Estudar Pode Ser Leve, por meio do Canal Educação. A ação tem como objetivo a realização de palestras, rodas de conversas e atividades didático-pedagógicas envolvendo estudantes, professores e profissionais de diversas áreas que trabalham diretamente com as competências socioemocionais. O programa é transmitido semanalmente em dois momentos.

Canal de Denúncia

O Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com a SaferNet Brasil, criou um canal exclusivo para recebimento de informações de casos suspeitos de ataques a instituições de ensino. As denúncias estão sendo recebidas por meio de formulário disponível no endereço: www.mj.gov.br/escolasegura. Todos os conteúdos enviados serão mantidos sob sigilo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES