Guadalupe: saiba mais sobre essa cidade que estará na Feira dos Municípios

O nome do município, situado na microrregião de Floriano, presta homenagem à Virgem Santíssima, que, segundo a tradição da Igreja Católica, apareceu na cidade de Guadalupe, no México.

Cidade de Guadalupe estará na Feira dos Municípios | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O município de Guadalupe, situado no Sudoeste piauiense, na microrregião de Floriano, participará da Feira dos Municípios 2023, que acontece entre os dias 21 e 24 de setembro no Centro de Convenções de Teresina (CCT). O evento é fruto de uma parceria entre a Associação Piauiense de Municípios (APPM), Grupo Meio Norte de Comunicação, Kalor Produções e CCT.

O nome atual da cidade, Guadalupe, presta homenagem à Virgem Santíssima, que, segundo a tradição da Igreja Católica, apareceu na cidade de Guadalupe, no México. Antes chamada de Vila Porto Seguro, Guadalupe foi estabelecida por famílias de outros estados que se mudaram para o Piauí. 

A formação do município de Guadalupe é atribuída, em parte, à navegabilidade do rio Parnaíba, que levou à criação do primeiro núcleo populacional considerável na margem direita, em terras férteis. O capitão Alexandrino Mousinho, vindo da cidade de Umari, no Ceará, desbravou essas terras e é considerado “pai” da antiga Vila Porto Seguro. 

Pouco se sabe sobre a história da região, mas fica claro que a localização às margens de rios navegáveis teve forte influência no seu desenvolvimento. A construção da Barragem da Boa Esperança, iniciada em 1963, por exemplo, resultou no crescimento da região do Coqueiro.

 Praia artificial e potencial energético

A Usina de Boa Esperança, que gera energia elétrica para várias regiões, formou um grande lago que se estende até o Maranhão. Este local é hoje ponto de referência na cidade e contribui para o fomento do turismo e da economia local.

Guadalupe faz parte do território Tabuleiros do Alto do Parnaíba, que está em destaque devido a obras e investimentos planejados. Isso inclui a expansão de estradas, a construção de uma hidrelétrica em Ribeiro Gonçalves e o reforço na potência de energia. 

Na Feira dos Municípios, a cidade vai divulgar o crescimento do seu comércio, agricultura, cultura e turismo local.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES