Hemopi bate recorde no mês de julho com 4.090 doadores de sangue

4.819 pessoas compareceram a uma das quatro unidades de coleta do Hemopi – Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos – para doar sangue

Hemopi bate recorde no mês de julho com 4.090 doadores de sangue | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os meses de férias são historicamente períodos onde acontecem baixas - que podem chegar a até 30% - nos estoques de sangue de todo o país. No Piauí não é diferente. Mais esse ano, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí – Hemopi teve um recorde de doações no mês de julho, fato que não acontecia há mais de 10 anos. Durante todo o mês de julho, 4.819 pessoas compareceram a uma das quatro unidades de coleta do Hemopi – Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos – para doar sangue, sendo que 4.090 conseguiram efetivar a doação.

“Tivemos mais de 4 mil doações efetivas, um recorde para o mês de julho, onde historicamente há uma queda no número de doações em decorrência do período de férias. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo realizado por nossos colaboradores, parceiros e doadores que priorizam salvar vidas”, afirma o diretor geral do Hemopi, Rafael Alencar.

Para atender a demanda hospitalar, já que o Hemopi é o único hemocentro público do Piauí, responsável por abastecer com hemocomponentes todos os hospitais da rede pública e parte da rede privada, é preciso coletar, em média, quatro mil bolsas de sangue mensalmente.

“O número de quatro mil bolsas de sangue coletas por mês é o quantitativo médio necessário para manter os estoques em níveis seguros. Graças ao empenho de toda a população e de todos os colaboradores do HEMOPI esses números vem sendo atingidos mensalmente desde maio do corrente ano, o que nos enche de gratidão", afirma o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES