Hemopi precisa de reforço nas doações de sangue com fator Rh negativo

O coordenador do Ciclo do Sangue do Hemopi, Oberdan Torres, explica que a grande maioria da população possui sangue com fator Rh positivo

Hemopi precisa de reforço nas doações de sangue com fator Rh negativo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com a proximidade do feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças e da realização de um grande evento cultural em Teresina, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) alerta para a necessidade do hemocentro ter uma reserva estratégica, principalmente, dos tipos sanguíneos com fator Rh negativo.

O coordenador do Ciclo do Sangue do Hemopi, Oberdan Torres, explica que a grande maioria da população possui sangue com fator Rh positivo. “Por esse motivo, na grande maioria das vezes, os hemocentros têm dificuldades em manter um estoque de bolsas com fator Rh negativo, porque esses tipos sanguíneos incidem em uma menor parcela da população”, explica o gestor.

Ele esclarece ainda que o estoque tem muita rotatividade. “Tem dias em que temos um estoque de sangue adequado e, às vezes, alguns tipos ficam em alerta, como agora, quando estamos precisando reforçar os sangues do tipo negativo, o O-, o A-, o B- e o AB-, para fazer um estoque estratégico. Por esse motivo, estamos pedindo e convidando a população para comparecer a uma das unidades de coleta do Hemopi para fazer a sua doação, não só esses tipos negativos, mas qualquer tipo de sangue”, disse o coordenador.

O Hemopi abastece de hemocomponentes todos os hospitais públicos do Estado, além de unidades privadas. “É sempre importante lembrar que períodos como esse, com feriados prolongados, aumenta o fluxo de veículos nas estradas e, em consequência, o risco de acidentes e o aumento proporcional da demanda por sangue nos serviços de urgência e emergência. Por isso, precisamos estar com o estoque abastecido para atender as intercorrências”, afirma Oberdan Torres.

O Hemopi em Teresina funciona de segunda a sexta, das 7h15 às 18h. Sábados e feriados até às 17h, sem pausa para o almoço. As unidades regionais de Picos, Parnaíba e Floriano funcionam de segunda a sexta de 7h30 às 18h, exceto feriados.

Quem pode doar sangue:

Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);

Pesar acima de 50 kg;

Estar alimentado, não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas; 

não fumar 2 horas antes nem ingerir bebidas alcóolicas 12 horas antes de vir doar;

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). Não são aceitos fotos de documentos ou digitalizações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES