Hemopi realiza cadastro de doadores de medula óssea em 4 municípios piauienses

Entre 01 de janeiro e 10 de setembro, já foram cadastrados 939 novos doadores de medula óssea no Piauí

Hemopi realiza cadastro de doadores de medula óssea em 4 municípios piauienses | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está retornando ao interior do Piauí em busca de novos doadores voluntários de medula óssea. Nos dias 14 e 15 de setembro, o Hemopi estará presente nas cidades de Barras, Esperantina, Cabeceiras e Boa Hora. O terceiro sábado de setembro marca o Dia Mundial do Doador Voluntário de Medula Óssea.

Em algumas circunstâncias, o transplante de medula óssea representa a única ou a principal oportunidade de cura para pacientes enfrentando doenças como a leucemia, por exemplo. No Brasil, a probabilidade de encontrar um doador compatível é estimada em apenas 1 em cada 100 mil pessoas, tornando o cadastro no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – Redome de extrema importância.

“Estamos em busca de novos doadores e com fenótipos que possam aumentar a diversidade dos cadastros no Redome. Quanto mais diverso for o banco de doadores voluntários, mais chances os pacientes que estão na fila de espera por um transplante tem de encontrar um doador compatível”, explica o supervisor do Redome, Vinício Marques. 

Atualmente, o Brasil possui 5.656.183 doadores cadastrados e 650 pacientes na fila de espera por um transplante. O Piauí tem 97.104 doadores de medula óssea cadastrados no Redome. O cadastro pode ser feito no Hemocentro mais próximo da sua cidade. “No caso do Piauí, o candidato a doador pode se dirigir a uma das quatro unidades do Hemopi: Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos. 

O candidato precisa apresentar um documento oficial com foto, preencher uma ficha com dados pessoais e coletar uma amostra de sangue para o exame de tipagem HLA. “É através dessa amostra que as informações genéticas são inseridas no Redome e passam a ser cruzadas com as informações dos pacientes que estão na fila de espera”, reforça Vinício Marques.

Para se tornar um doador voluntário de medula óssea é preciso ter entre 18 e 35 anos de idade, sendo que o doador permanece no cadastro até 60 anos e pode realizar a doação até esta idade. O doador precisa apresentar documento de identificação oficial com foto; estar em bom estado geral de saúde; não ter nenhuma doença impeditiva para cadastro e doação de medula óssea. A lista das doenças impeditivas pode ser conferida através do endereço eletrônico https://redome.inca.gov.br/doencas-impeditivas-do-cadastro-e-da-doacao/.

O supervisor reforça que o cadastro é apenas o primeiro passo e que a doação efetiva só acontece quando há compatibilidade. “Por isso, reforçamos a importância de se cadastrar como doador. Para os que já são cadastrados, é necessário manter os dados sempre atualizados para que, caso haja compatibilidade, o doador possa ser encontrado de forma rápida e eficaz para dar prosseguimento às outras etapas que podem anteceder o transplante efetivo. O cadastro é uma responsabilidade dos hemocentros de todo o Brasil e o Hemopi pretende com essas campanhas nos municípios cumprir a sua meta anual estabelecida pelo Ministério da Saúde que é de 2.363 novos cadastros”, explica o supervisor.

Entre 1º de janeiro e 10 de setembro, já foram cadastrados 939 novos doadores de medula óssea no estado. Até dezembro o Hemopi deve percorrer mais cidades do interior do Piauí e continuar com as ações na capital. O Brasil possui o maior programa público de transplante de órgãos, tecidos e células do mundo, que é garantido a toda a população por meio do SUS, responsável pelo financiamento de cerca de 90% dos transplantes no país. Apesar do grande volume de procedimentos de transplantes realizados, a quantidade de pessoas em lista de espera para receber um órgão, seja de doador vivo ou não, ainda é grande.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES