HGV faz primeira trombólise e reverte sintomas de paciente em Teresina

A paciente de 76 anos, apresentou uma fraqueza súbita do lado esquerdo do corpo e foi socorrida e foi atendida via telessaúde por um neurologista.

HGV faz primeira trombólise e reverte sintomas de paciente em Teresina | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A unidade de AVC (Acidente Vascular Cerebral) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou na tarde deste domingo (18), a primeira trombólise para AVC isquêmico. A paciente de 76 anos, apresentou uma fraqueza súbita do lado esquerdo do corpo e foi socorrida à UPA, sendo atendida via telessaúde por um neurologista e, em seguida, levada ao HGV.

Ela foi prontamente regulada através de uma interação dinâmica da Central de Regulação de Leitos Estadual e da Central de Regulação do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Teresina. Diante do relatado ao médico, foi solicitada a sua transferência para o HGV, onde a equipe já estava aguardando. 

O atendimento foi dentro da janela prevista, que é de 4h30 minutos desde a apresentação dos  primeiros sintomas da doença. Logo que chegou ao HGV foi avaliada pela equipe e encaminhada para o setor de tomografia. 

“Tivemos hoje o primeiro paciente para a unidade de AVC submetido ao tratamento com trombolítico com sucesso e reversão completa dos déficits", explica o neurointervencionista Romilto Pacheco.

HGV faz primeira trombólise e reverte sintomas de paciente em Teresina | Foto: Divulgação

Todo o deslocamento foi acompanhado através de um sistema de georeferenciamento que funciona como um GPS, permitindo a localização da ambulância em tempo real com a respectiva previsão de chegada.

"Um atendimento totalmente tecnológico que evitou essa paciente desenvolver um quadro de saúde mais grave", afirma o superintendente de média e alta complexidade, Dirceu Campelo. 

Para a neurologista do plantão,  Fernanda Castro, a paciente apresentou melhoras 15 minutos após a medicação. "Mas vai continuar internada para  acompanhamento", explicou a médica.

A Unidade de AVC foi inaugurada na semana passada e possui dez leitos para tratamento da doença. "É mais uma ação do Programa Saúde Em Dia, onde estamos trabalhando para implantar cada vez mais novos serviços em nossas unidades de saude", declarou o secretário de saúde, Antonio Luiz.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES