HGV realiza cirurgia inédita de tumor cerebral com paciente acordado

O procedimento foi realizado por uma equipe multiprofissional para a monitorização intraoperatória das funções cerebrais

HGV realiza cirurgia de tumor cerebral com paciente acordado | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou, nesta sexta-feira (18), uma microcirurgia inédita de retirada de tumor intracraniano com sedação consciente, monitorização eletrofisiológica e cognitiva intraoperatória. O procedimento foi realizado por uma equipe multiprofissional para a monitorização intraoperatória das funções cerebrais. A paciente de 22 anos está em recuperação pós-operatória, consciente e em excelentes condições clínicas.

Para a diretora geral do HGV, Nirvania Carvalho, o procedimento de alta complexidade somente pode ser realizado no HGV “devido a alta capacidade resolutiva do hospital”, destaca a gestora. A paciente é proveniente do município de Santa Luzia, no Maranhão, e veio a Teresina em busca de atendimento especializado.

“Eu sentia fortes dores na cabeça, até chegava a desmaiar. Procuramos atendimento médico em Teresina e o neurologista disse que era caso de urgência. Fui internada no Hospital do bairro Dirceu, transferida para o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e lá, disseram que somente o HGV fazia essa cirurgia”, explica a paciente.

O neurocirurgião Leonardo Moura, responsável pela equipe que participou do procedimento, explica a técnica. 

“Utilizamos uma técnica de neurocirurgia com o paciente acordado em situações em que os tumores cerebrais estão localizados em áreas eloquentes do cérebro, principalmente na área da linguagem. Realizamos uma anestesia especial na qual o paciente dorme no início da cirurgia durante o acesso cirúrgico. Ao visualizarmos a região cerebral com tumor, utilizamos estimulação elétrica direta na superfície cerebral em combinação com vários testes cognitivos para mapear qual região é segura para ser ressecada sem causar prejuízos na linguagem do paciente. O paciente permanece acordado para que ele esteja responsivo e participando de forma ativa da testagem realizada”, explica o neurocirurgião.

Para realização da técnica, a equipe foi composta também pelos neurocirurgiões Arquimedes Cardoso e Esmálio Barroso e o residente Marcos David, além de uma equipe multiprofissional composta pelo anestesistas Kelson Jacobina, da neurofisiologista Fernanda Emanuelle Amorim; a neuropsicóloga, Gardênia Guedes e apoio de toda a equipe de enfermagem do centro cirúrgico do HGV.

“Mais um procedimento de alta complexidade que o HGV é capaz de realizar, com exclusividade. O hospital mostra a cada dia sua importância e protagonismo na saúde pública do estado”, disse o superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES