Historiadora Niède Guidon ganha prêmio nacional e receberá R$ 200 mil

Cerimônia de premiação será em maio, na Escola Naval na cidade do Rio de Janeiro

Historiadora Niède Guidon ganha prêmio nacional e receberá R$ 200 mil | Foto: Reprodução/Nossa Ciência
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A bolsista de Produtividade em Pesquisa Sênior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Diretora Presidente Emérita da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Niède Guidon, será a laureada da edição 2024 do Prêmio Almirante Álvaro Alberto para a Ciência e Tecnologia, concedido pelo CNPq em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e com apoio da Marinha do Brasil. A cerimônia de premiação será na Escola Naval do Rio de Janeiro, dia 8 de maio de 2024.

SAIBA MAIS SOBRE NIÈDE GUIDON: Graduada em História Natural pela Universidade de São Paulo em 1959, e com doutorado em Pré-História pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne em 1975, Guidon é reconhecida por sua extensa pesquisa e preservação do patrimônio arqueológico brasileiro. Ao longo de sua carreira, identificou mais de 700 sítios pré-históricos, incluindo pinturas antigas e evidências de habitações humanas no Parque Nacional Serra de Capivara, no Piauí. Como Diretora Presidente da FUMDHAM de 1986 a 2019, foi fundamental na gestão e preservação do parque, criando um centro cultural e museu, além de núcleos comunitários que prestam serviços sociais, de saúde e educação às comunidades locais. Além disso, é membro titular da Academia Brasileira de Ciências. 

RECONHECIDA INTERNACIONALMENTE: Com seus estudos, Guidon gravou mais de 35 mil imagens, publicou mais de 100 artigos e formou um grande número de alunos de pós-graduação. Reconhecida internacionalmente, recebeu diversos prêmios, incluindo a Ordem do Mérito Científico do MCTI, o Green Prize, o Prêmio Príncipe Klaus, o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Cultura, o prêmio Cientista do Ano da SBPC, e o Prêmio Chevalier de La Légion d'Honneur do governo francês. Sua defesa à sustentabilidade também foi homenageada no 5º Fórum Mundial de Meio Ambiente em 2010.

SOBRE O PRÊMIO: O Prêmio Álvaro Alberto constitui um reconhecimento aos cientistas brasileiros que contribuíram de forma significativa para a ciência e tecnologia do país e é concedido em caráter individual e indivisível, de forma anual, em sistema de rodízio, a uma das três grandes áreas do conhecimento: Ciências da Vida; Ciências da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, área contemplada na edição de 2024.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES