Homem é preso após dirigir ônibus escolar irregular em Valença-PI

Segundo a polícia, o micro-ônibus também apresentava irregularidades.

Homem é preso após dirigir ônibus escolar irregular em Valença-PI | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um homem de 76 anos, que não teve a identidade revelada, foi flagrado sem documentação apropriada para transporte escolar conduzindo um veículo deste modelo, pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde da última terça-feira (13), na BR 316, em Valença do Piauí (PI).  Segundo a polícia, o micro-ônibus apresentava irregularidades.

Os policiais afirmaram que abordaram o veículo escolar durante as fiscalizações padrões,  e que ele transportava 20 crianças e adolescentes dos Ensinos Básico e Fundamental de escolas públicas do município. Após consultas aos sistemas, a equipe verificou que o motorista não possuía nenhum curso ou registro para conduzir veículos de transporte escolar.  

De acordo com a PRF, havia instabilidades no veículo, como freio de mão inoperante, tendo o condutor que imobilizar o ônibus com o pneu encostado no meio-fio da calçada para que o veículo parasse; extintor de incêndio sem informações referentes à durabilidade da carga e validade do teste hidrostático; pneus gastos e tacógrafo inativo e com certificação vencida. 

O veículo ainda realizava transporte remunerado de estudantes para o ente público emplacado na categoria particular, fato que impede este de realizar o transporte remunerado e coletivo de pessoas. 

A PRF havia recebido uma denúncia anônima informando sobre a realização de transporte irregular de estudantes por um micro-ônibus, que embarcava os alunos no povoado Tabuleta, zona rural de Valença, e levava para Valença. Segundo o denunciante, os pneus e o veículo aparentavam estar em mau estado de conservação, pois necessitava ser empurrado para funcionar. Após a abordagem, a equipe constatou que o veículo abordado tratava-se do micro-ônibus descrito na denúncia.

Diante dos fatos, o condutor do veículo assinou um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo exercício ilegal de profissão e por dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão ou habilitação, gerando perigo de dano, comprometendo-se a comparecer no Juizado Especial quando for intimado. 

É importante lembrar que para conduzir veículo de transporte escolar o candidato habilitado deverá ser aprovado em curso especializado de treinamento de prática veicular em situação de risco. O curso tem a finalidade de aperfeiçoar, instruir, qualificar e atualizar condutores, habilitando-os à condução de veículos de transporte escolar, dentre outros.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES