Hospital acompanha mais de 4 mil pacientes portadores de HIV/Aids

A instituição desempenha um papel fundamental no cuidado desses pacientes, oferecendo serviços abrangentes

Hospital acompanha mais de 4 mil pacientes portadores de HIV/Aids | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O combate ao HIV/AIDS é uma das principais prioridades da saúde pública. No estado do Piauí, o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) desempenha um papel crucial no acompanhamento e tratamento de indivíduos que vivem com essa doença. A instituição é reconhecida como referência, oferecendo uma ampla gama de serviços que vão além da terapia medicamentosa, desempenhando um papel fundamental no cuidado desses pacientes. 

A unidade de saúde tem a responsabilidade de fornecer acompanhamento a mais de 4 mil pessoas que vivem com HIV/AIDS. Os pacientes encontram no hospital um suporte fundamental para monitorar seu estado de saúde. Contando com uma equipe multidisciplinar altamente especializada, o Natan Portella oferece serviços médicos, farmacológicos, exames laboratoriais e apoio emocional, garantindo uma abordagem abrangente no cuidado desses indivíduos. 

“Cada um dos pacientes atendidos pelo Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella realiza pelo menos duas visitas por ano para monitorar sua saúde. Durante essas consultas, eles têm acesso a medicações antirretrovirais, que são essenciais para controlar a progressão do vírus e garantir uma vida saudável. Além disso, são realizados exames para avaliar a carga viral e a função imunológica, permitindo um acompanhamento efetivo do tratamento”, explica a supervisora médica do ambulatório do IDTNP, a infectologista Elna Amaral. 

Segundo o diretor clínico do hospital, o infectologista José Noronha, no âmbito da saúde pública global, há uma crescente abordagem de conceitos como o da Saúde Única. Essa abordagem refere-se a uma perspectiva interdisciplinar que busca compreender e lidar com questões complexas, levando em consideração as interações entre diferentes esferas da saúde em escala mundial. 

“De forma bem simplista podemos extrapolar esse conceito para o cuidado da pessoa vivendo com HIV (PVHIV). O Natan Portella compreende um grande centro de saúde global para esse perfil de paciente: abrangendo desde o atendimento ambulatorial com consultas médicas, de enfermagem, de psicologia e serviço social até o cuidado especializado de alta complexidade como a Unidade de Terapia Intensiva. 

O diretor geral do IDTNP, Jurandir Martins, ressalta que o HIV/AIDS representa um desafio complexo para a saúde pública. “A cada ano chegam mais pacientes ao Natan Portella. Temos uma dedicação em proporcionar o melhor tratamento e acompanhamento a cada um que chega aqui, independente do diagnóstico. É por isso que nossa equipe multidisciplinar se dedica incansavelmente a fornecer os melhores serviços e tratamentos disponíveis”, afirma.

O superintendente de média e alta complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, destaca a importância do acompanhamento criterioso do paciente. “Realizamos consultas regulares, onde além de oferecer as terapias antirretrovirais, é avaliada a sua carga viral e a resposta ao tratamento. Além disso, reconhecemos a importância do suporte emocional e psicológico, garantindo um acompanhamento integral e minucioso deste público”, afirma.

(Com informações da Sesapi)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES