Hospital Natan Portella é destaque em Anuário do Ministério da Saúde

O IDTNP tem se consolidado como uma referência nacional no tratamento e na pesquisa de diversas doenças

Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella (IDTNP) foi destaque no Anuário do Ministério da Saúde com duas pesquisas realizadas por médicos da unidade de saúde. O IDTNP tem se consolidado como uma referência nacional no tratamento e na pesquisa de diversas doenças. Os médicos Marcelo Adriano Vieira e Kelsen Eulálio abordaram temas como Febre do Nilo Ocidental (FNO) e micoses.

O médico Marcelo Adriano, que também é consultor externo do Ministério da Saúde, participou de uma pesquisa sobre a Febre do Nilo Ocidental (FNO). A pesquisa ganhou grande importância porque o Piauí foi o primeiro estado do Brasil a registrar um caso humano confirmado de FNO em 2014, no próprio Hospital Natan Portella. Desde então, o estado acumula cerca de 200 casos prováveis e 10 casos confirmados da doença, distribuídos em oito municípios. Além disso, um caso de acometimento neurológico em cavalo também foi confirmado em Parnaíba.

“Esta pesquisa é muito importante para produzir e disseminar informações sobre a Febre do Nilo Ocidental, já que o primeiro caso foi diagnosticado aqui no Piauí, no Hospital Natan Portella. E isso oferece um olhar aprofundado sobre essa doença e suas implicações, o que contribui para a compreensão e condução do trato da FNO no país”, afirmou o médico.

Marcelo Adriano também é coordenador da Gerência de Epidemiologia do IDTNP e acrescenta a importância de tais pesquisas no hospital: “O setor de epidemiologia está sempre atento a todas as notificações que são repassadas. O caso de Febre do Nilo Ocidental é um exemplo deste trabalho atento. As pesquisas que desenvolvemos aqui contribuem para o conhecimento epidemiológico e a possibilidade de prevenção destas doenças”, ressaltou Marcelo.

Já o médico Kelsen Eulálio, outro destaque do Anuário do MS, colaborou com dois capítulos da publicação. Sua expertise concentrou-se em pesquisas sobre coccidioidomicose e paracoccidioidomicose, enriquecendo o conhecimento na área médica.

“São duas micoses sistêmicas consideradas doenças negligenciadas. Essas doenças afetam uma parcela importante da população e acometem as pessoas menos favorecidas social e economicamente. A paracoccidioidomicose é a micose sistêmica mais importante da América Latina e o Brasil é o país com maior número de casos. Muito embora a paracoccidioidomicose não seja própria do Piauí (é uma doença típica de áreas úmidas, com cobertura florestal, como Mata Atlântica e Floresta Amazônica), o Instituto Natan Portella foi identificado como o hospital brasileiro que mais diagnosticou e internou pacientes com a doença ao longo de uma série histórica de mais de 10 anos. Geralmente os pacientes são lavradores”, afirmou Kelsen.

Segundo Kelsen Eulálio , a coccidioidomicose é o oposto da paracoccidioidomicose, é um fungo de regiões áridas e semiáridas. “No Brasil, os casos dessa micose estão restritos à Região Nordeste. O Piauí é o estado com maior número de casos da doença e o Hospital Natan Portella é uma referência também no tratamento desta doença", declarou.

O diretor geral do IDTN, Jurandir Martins, destacou que a publicação reflete o comprometimento e a dedicação dos médicos, consolidando o hospital como uma referência nacional no tratamento de diversas doenças.

“A qualidade das pesquisas realizadas pelos profissionais do instituto não apenas impulsiona a compreensão de diversas doenças, mas também reforça o compromisso com a excelência no atendimento e na pesquisa médica. O que reforça a relevância do nosso hospital no panorama nacional, destacando-se como uma referência crucial no tratamento e estudo de variadas doenças”, concluiu o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES