Hospital Veterinário alerta para contaminação por viroses em filhotes de cachorros

As viroses podem afetar principalmente cães filhotes e jovens de até um ano que não receberam as vacinas iniciais

Hospital Veterinário alerta para contaminação por viroses em filhotes de cachorros | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU-UFPI) chama a atenção de tutores para viroses que podem afetar o sistema digestivo de filhotes de cães no período chuvoso. São entre os meses de dezembro e fevereiro que o número de atendimentos no HVU-UFPI aumenta por ser o período de maior intensidade de precipitações.

As viroses podem ser transmitidas pelo contato direto de animais doentes, mas também é possível a transmissão através do ambiente e de objetos contaminados, como calçados, roupas ou brinquedos.

Em caso de infecção, o filhote apresenta alguns sintomas, como explica o médico veterinário do HVU-UFPI, Dr. Sávio Martins. “Os animais podem apresentar como sintomas da doença a falta de apetite, vômitos, diarréia e uma tristeza intensa”, informa o médico.

As viroses podem afetar principalmente cães filhotes e jovens de até um ano que não receberam as vacinas iniciais, conhecidas como V8, V10 ou Polivalente. Ambas as vacinas podem ser administradas a partir das 6 semanas de idade do cachorro, sendo necessário um intervalo de duas a quatro semanas entre as doses até que o animal atinja 16 semanas. Após esse período, é recomendável uma injeção anual única para reforçar a imunização.

O veterinário do HVU-UFPI, Dr. Sávio Martins, faz recomendações para que os animais evitem contrair as viroses. “É importante realizar a vacinação inicial desses filhotes, evitar aglomerações e passeios até a conclusão do protocolo vacinal”, aconselha o veterinário.

Hospital Veterinário da UFPI alerta para contaminação por viroses em filhotes de cachorros no período chuvoso - Foto: Ascom

ATENDIMENTO

O Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí (HVU-UFPI) está localizado no Centro de Ciências Agrárias (CCA) no Campus Ministro Petrônio Portela, zona leste de Teresina.

O agendamento da consulta clínica é conforme as vagas disponíveis para a semana e ocorre todas as segundas na recepção do HVU-UFPI (Presencialmente). O atendimento de triagem, para avaliação de casos urgentes e emergenciais, ocorre das 8:00 h às 16:00 h.  É necessário apresentar RG, CPF e comprovante de residência atualizado antes da realização de consultas e internação no HVU-UFPI.

Para a segurança dos demais tutores e dos pacientes, o uso de focinheira é obrigatório para cães acima de 15kg (porte médio) e cães não sociáveis. Por decreto municipal é obrigatório o uso de máscaras dentro da unidade pelos tutores e funcionários como forma de prevenção a COVID-19.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES