HU-UFPI é eleito o melhor hospital universitário do Brasil, diz Avaqualis

O HU-UFPI oferta serviços de alta e média complexidade, não havendo atendimento de urgência e emergência.

HU-UFPI é eleito o melhor hospital universitário do Brasil, diz Avaqualis | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) foi eleito o melhor hospital federal do Brasil, assumindo a posição de primeiro lugar no ranking dos 40 filiados à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) em 2022, após obter 92% de conformidade na Avaliação Interna de Qualidade (Avaqualis).

A avaliação é feita por comissões internas de cada hospital, e integra o Programa Ebserh de Qualidade (PGQuali), instituído em 2018, que consiste em um sistema próprio de avaliação dos Hospitais Universitários Federais (HUF) da rede Ebserh.

A Avaliação Interna de Qualidade consiste na melhoria contínua dos serviços prestados pelos Hospitais Universitário Federal - HUF, por meio da promoção de um cuidado seguro, eficiência na gestão e formação de excelência dos estudantes.

Essa avaliação ocorre anualmente nos hospitais e segue o manual de requisitos do PGQuali, ou seja, há uma padronização para toda a rede. Os requisitos previstos são baseados na legislação vigente, em boas práticas nacionais e internacionais e em evidências científicas. E todos os setores e serviços do hospital são avaliados.

Na primeira Avaqualis, ocorrida em 2020, o HU-UFPI obteve 67% de conformidade, ocupando a décima quarta posição em relação aos demais HUF. Em 2021, passou para a terceira colocação. 

E agora em 2022, com o resultado 92% de conformidade - tanto dos requisitos essenciais (RE), como do total de requisitos aplicáveis ao hospital-, a instituição está apta a solicitar a avaliação externa de qualidade, que verificará os critérios estabelecidos para concessão do Selo Ebserh de Qualidade- SEQuali, previsto pelo programa.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DA UFPI

O HU-UFPI oferta serviços de alta e média complexidade, não havendo atendimento de urgência e emergência. Por ser um hospital referenciado, o encaminhamento de pacientes para serviços ambulatoriais (consultas, exames e procedimentos) é regulado pela Secretaria Municipal de Saúde, a partir de agendamento pela central de marcação de consultas do Sistema Único de Saúde (SUS). 

O encaminhamento de pacientes para internação é de responsabilidade da Central de Regulação do município de Teresina. Com base no documento descritivo que define o perfil do HU-UFPI como sendo de retaguarda da rede de urgência e emergência (RUE), a regulação é realizada de acordo com a disponibilidade de vagas que é informada diariamente à referida central.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES