I Semana de Enfermagem acontece em Colônia do Gurguéia-PI

Está sendo realizada entre os dias 15 e 17 de maio, pelo Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU).

I Semana de Enfermagem acontece em Colônia do Gurguéia-PI. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A I Semana de Enfermagem, é realizada entre os dias 15 e 17 de maio, pelo Centro Estadual de Educação Profissional Rural (CEEPRU) Padre José de Anchieta Mauriz Cortez, localizado no município de Colônia do Gurguéia, no Sul do Piauí. O objetivo de debater temas relacionados à saúde, destacando a importância da profissão de Enfermagem e os seus desafios.

O público-alvo do evento são estudantes, professores e técnico-administrativos dos cursos técnicos em Enfermagem da escola, e conta com uma programação que abrange palestras, mesa redonda e oficinas. E tem como tema “Enfermagem: Uma força para a saúde Brasileira”.

De acordo com umas das idealizadoras do projeto e professora do Eixo Saúde da escola, Maria de Jesus Alves, a Semana de Enfermagem procura celebrar o Dia Internacional da Enfermagem, comemorado no dia 12 de maio, encerrando 20 de maio, Dia Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

 “Essas datas honram e homenageiam duas ilustres mulheres e profissionais da enfermagem: o nascimento da inglesa Florence Nightingale, a pioneira da enfermagem moderna, em 12 de maio de 1820; e a data de falecimento, em 20 de maio de 1880, da baiana Ana Néri (Ana Justina Ferreira Néri)”, detalha a professora.

Palestras 

A abertura da I Semana de Enfermagem do centro educacional ocorreu na noite desta segunda-feira (15) no pátio da escola, com uma oficina de Suporte Básico de Vida, ministrada pela profissional de saúde Vanessa de Almeida e com uma mesa redonda retratando os desafios da Enfermagem frente à pandemia.

A palestra “Segurança do Paciente: Temática Inovadora na Assistência de Qualidade” ocorreu nesta terça-feira (16). A programação se encerra com as palestras “Autocuidado: Quem cuida do outro também precisa se cuidar”, e “O legado de Florence Nightingale: uma reflexão para os cuidados ao paciente atualmente”, ministradas pela psicóloga Sara Maiely.

Mais oportunidades

Maria de Jesus Alves, professora, destaca que as atividades dão oportunidades aos estudantes a discussão de temas e conceitos de grande importância para a área da saúde, pois estão sendo discutidas as atribuições dos profissionais de Enfermagem, desafios relacionados à vivência do profissional e da comunidade, os seus direitos e deveres do paciente e a segurança do paciente. Além do conceito do cuidado do outro com o cuidar de si como profissional.

Já o secretário da Educação, Washington Bandeira reforça que estão sendo planejadas ações concretas quanto à realização das metas do Governo do Estado para a educação.

“Iremos expandir o número de matrículas no ensino profissional e técnico do nosso estado. Queremos melhorar o fluxo dos nossos alunos para os cursos técnicos e qualificá-los para o mercado de trabalho”, ressalta o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES