IBGE promove ação de mobilização do Censo na comunidade Parque Brasil II

evento fez parte do movimento nacional “Favela no Mapa”

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último sábado (25/03), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou a "Ação Nacional de Mobilização do Censo Demográfico 2022 nas Comunidades" no Parque Brasil II, em Teresina. O evento fez parte do movimento nacional "Favela no Mapa", que foi lançado na comunidade Heliópolis, em São Paulo, com a presença da Ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, e do Presidente Interino do IBGE, Cimar Azeredo.

Essa ação foi promovida devido ao fato de que neste momento, as comunidades estão com um índice de domicílios que não responderam ao Censo acima de 5%, indicador superior ao que é considerado estatisticamente desejável pelo IBGE. Em Teresina, 37 comunidades estão nessa situação e deverão continuar com a presença dos recenseadores do IBGE, buscando voltar aos domicílios cujos moradores não foram encontrados durante a primeira etapa de coleta do Censo, bem como também indo aos domicílios para buscar reverter a recusa de prestação de informações por parte de alguns moradores.

IBGE promove ação de mobilização do Censo na comunidade Parque Brasil II (Foto: IBGE)

Leonardo Passos, Superintendente do IBGE no Piauí, explicou que a ação está sendo realizada em todo o Brasil com o objetivo de visitar comunidades e vilas para recensear as pessoas que ainda não foram recenseadas no país.

 “Estamos na reta final do Censo, e nesta fase de apuração o IBGE selecionou alguns setores censitários para retornar à campo, com o objetivo de buscar pessoas que em uma primeira visita estavam ausentes ou se recusaram. O IBGE retorna com foco nesta população da sociedade devido à importância de um retrato fidedigno das vilas e comunidades que necessitam de muitas políticas públicas direcionadas e específicas para essas localidades, como saneamento, limpeza, coleta de lixo, transporte, saúde, educação e segurança”.

Várias lideranças comunitárias, do Parque Brasil e redondezas, estiveram presentes e manifestaram seu desejo de que os dados do IBGE reflitam-se em ações públicas efetivas, especialmente mais segurança para a região.

 "Desejamos que as pessoas da comunidade se sensibilizem em abrir a porta e receber o recenseador, para que venham melhorias para a nossa comunidade. Se não nos enxergarem, a gente vai ficar aqui, sempre jogados, sem que as autoridades saibam o que estamos precisando em nosso residencial", disse a Presidente da Associação de Moradores do Parque Brasil IV, Ladejane Maria de Jesus (Jane).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES