Idepi reforça fiscalização e investirá na manutenção das barragens do Estado

Até agora, nove das 15 barragens que estão sob a responsabilidade do Idepi foram vistoriadas

Idepi reforça fiscalização e investirá na manutenção das barragens do Estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o início de dezembro de 2023, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) intensificou o acompanhamento das 15 barragens sob sua jurisdição, abrangendo tanto sua infraestrutura física quanto os procedimentos operacionais. O diretor-geral do Idepi, Felipe Eulálio, destacou que as inspeções regulares têm como meta identificar e avaliar possíveis irregularidades que possam comprometer a segurança e o funcionamento das barragens, além de verificar seu estado de conservação. Até o momento, nove das 15 barragens foram objeto de vistorias.

“As barragens são reservatórios essenciais para a manutenção de muitas comunidades no Piauí e garantem o abastecimento de muitas famílias. Por isso, nosso compromisso vai além do período chuvoso ou do período de seca. Nossas equipes trabalham o ano inteiro para garantir que esses reservatórios cumpram seu papel de maneira segura e eficaz”, afirmou Eulálio.

O Idepi decidiu por uma importante mudança para a melhoria dos serviços. Antes, os acompanhamentos e intervenções eram pontuais conforme as necessidades. Agora  esse trabalho foi intensificado. Por isso serão realizadas manutenções em todas as barragens. O processo de licitação da empresa que fará os serviços já foi concluído e os serviços devem iniciar já no mês de março. 

“Já passamos pela fase da licitação. Vamos ver ordens de serviço agora. Teremos R$ 22 milhões em investimentos para a manutenção das 15 barragens sob nossa responsabilidade. Vamos fazer limpeza, retirada de vegetação do entorno do reservatório, refazer meio-fio de estradas e outros serviços em todas as nossas barragens”, garantiu o diretor-geral do Idepi.

A equipe especializada do Idepi realiza inspeções periódicas, adotando medidas preventivas e corretivas para enfrentar quaisquer problemas que possam surgir. A manutenção proativa protege e garante a segurança das estruturas que ficam sob os efeitos das chuvas e do calor intenso característico da região e outros agentes.

Barragens sob responsabilidade do Idepi

1. Salinas – São Francisco do Piauí;

2. Piracuruca – Piracuruca;

3. Algodões II – Curimatá;

4. Pedra Redonda – Conceição do Canindé;

5. Mesa de Pedra – Valença do Piauí;

6. Corredores – Campo Maior;

7. Emparedado – Campo Maior;

8. Bezerro – José de Freitas;

9. Poços – Itaueira;

10. Salgadinho – Simões;

11. Estreito – Padre Marcos;

12. Poço Marruás – Patos do Piauí;

13. Petrônio Portela – São Raimundo Nonato;

14. Barreiras – Fronteiras;

15. Bonfim – Bonfim.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES