Imepi autua mais de 300 empresas em situação irregular em todo o estado

As principais irregularidades são encontradas em fios e cabos elétricos, panelas e derivados utilizados em fogão, além de brinquedos

Imepi autua mais de 300 empresas em situação irregular em todo o estado | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O setor da Qualidade do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi)fiscalizou mais de 1.150 empresas neste ano. Ao todo, 326 estabelecimentos foram autuados. Em casos de denúncias, o consumidor pode enviar uma mensagem anônima para o número da Ouvidoria do Imepi: (86) 99456-1921.

As principais irregularidades são encontradas em fios e cabos elétricos, panelas e derivados utilizados em fogão, além de brinquedos, segundo as normas de fiscalização do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Segundo o fiscal do Imepi, Aquiles Neto, atualmente, o setor da Qualidade fiscaliza 562 tipos de produtos. "Nós encontramos no mercado muitos fios com resistência maior que a devida, produtos com somente 20% a 40% de cobre. Isso pode gerar um risco muito grande de incêndio, além do prejuízo financeiro com a conta de energia no fim do mês. Outros itens também são recolhidos por ausência do selo do Inmetro ou até mesmo falsificação, como é o caso dos brinquedos e panelas", explica.  

Conforme a diretora geral do Imepi, Patrícia Leal, esse trabalho é feito diariamente para evitar prejuízo ao consumidor. "Toda nossa equipe está empenhada em fiscalizar o máximo de estabelecimentos possíveis até o final do ano. Esses itens, além de gerar um prejuízo financeiro muito grande, também podem causar um curto-circuito ou algum acidente grave, no caso dos brinquedos para crianças", explica.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES