Inscrições para o programa Piauí + Genética começam no dia 20 deste mês

Serão adotadas ações estratégicas para desenvolver técnicas de manejo e melhoramento genético, como o uso da biotecnologia de inseminação artificial e reprodutores melhoradores.

Inscrições para o programa Piauí + Genética começam no dia 20 deste mês | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As inscrições para o programa Piauí + Genética, iniciativa da Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada), começam no dia 20 deste mês, conforme divulgado pelo secretário Fábio Abreu durante o programa Notícias da Boa, apresentado por Helder Felipe.

O programa foi implantado com o intuito de disseminar o melhoramento genético do rebanho bovino, caprino, ovino e suíno em todo o estado do Piauí. Serão adotadas ações estratégicas para desenvolver técnicas de manejo e melhoramento genético, como o uso da biotecnologia de inseminação artificial e reprodutores melhoradores.

Conforme o secretário, o período de inscrições vai de 20 de novembro a 20 de dezembro, e a prioridade será dada aos pequenos produtores. As inscrições serão realizadas por meio de fichas, que ainda serão divulgadas pela Secretaria de Defesa Agropecuária através dos seus canais de notícias e redes sociais.

Fábio Abreu comentou que os pequenos produtores de gado terão acesso aos sêmens das raças Nelore, Gir Cattle e Girolando, consideradas as melhores da agropecuária brasileira. "Nos caprinos e ovinos, adotaremos duas estratégias: a inseminação, sendo um processo um pouco mais complicado nos caprinos, e o processo com a doação temporária de reprodutores. A propriedade que se cadastrar e atender aos requisitos receberá o caprino macho ou ovino, o carneiro, e esses animais farão a cobertura, sendo encaminhados para outras localidades", explicou o secretário.

O projeto tem como principais objetivos a melhoria econômica do setor agropecuário, o aumento da competitividade do rebanho e das exportações de carne, a abertura de mercado com agregação de valores de qualidade, a melhoria nos indicadores de produção e produtividade, o fornecimento de novos postos de serviços, o aumento do número de cabeças de animais abatidos, o aumento do número de fêmeas inseminadas e, consequentemente, a geração de mais postos de trabalho e a melhoria da qualidade de vida dos produtores

O programa destina um aporte financeiro inicial de R$ 20 milhões para atender 20 mil pequenos e médios produtores nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES