Inscrições para o Sisu começam hoje; veja as vagas disponíveis para o Piauí

O resultado da seleção será divulgado no dia 27 deste mês. A classificação dos estudantes será baseada na nota obtida no Enem 2022.

Inscrições para o Sisu do 2º semestre começam hoje | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prazo de inscrição para o segundo semestre de 2023 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), processo seletivo para universidades públicas, teve início nesta segunda-feira (19) e se estende até às 23h59 de quinta-feira (22). Para participar, o candidato precisa ter realizado o Enem 2022, não ter zerado na redação e não ter prestado o exame na condição de treineiro.

No Piauí, as vagas ofertadas pelo Sisu são distribuídas entre a Universidade Estadual do Piauí (Uespi), que disponibiliza 47 cursos, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), com 52 cursos, e a Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar). A lista completa dos cursos pode ser consultada no site oficial do Sisu.

O resultado da seleção será divulgado no dia 27 deste mês. A classificação dos estudantes será baseada na nota obtida no Enem 2022. As matrículas dos candidatos aprovados deverão ser realizadas entre os dias 29 de junho e 4 de julho.

O Sisu é um programa do Ministério da Educação (MEC) que reúne as vagas oferecidas por instituições públicas de ensino superior em todo o país, sendo a maioria delas ofertada por instituições federais, como universidades e institutos.

Leia Mais

A distribuição das vagas é realizada por meio de um sistema informatizado que seleciona os estudantes com base na nota do Enem, levando em consideração as opções de cursos escolhidas pelos candidatos. 

Durante o período de inscrições, o estudante pode escolher até duas opções de curso entre as ofertadas pelo Sisu. É permitido alterar as opções de curso durante todo o período de inscrição, sendo considerada válida apenas a última inscrição registrada no sistema.

Caso o candidato não seja selecionado em nenhuma das duas opções de curso, ainda é possível concorrer a uma vaga por meio da lista de espera do Sisu. Para isso, é necessário manifestar interesse em participar da lista entre os dias 27 de julho e 4 de julho. A convocação dos candidatos em lista de espera será feita diretamente pelas instituições a partir do dia 10 de julho.

As vagas ofertadas também são distribuídas de acordo com a Lei de Cotas (Lei nº 12.711/2012). Essa legislação determina que as instituições federais de educação superior vinculadas ao MEC devem reservar, em cada concurso seletivo para ingresso nos cursos de graduação, no mínimo 50% das vagas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Dentre essas vagas, metade é destinada a candidatos provenientes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES