Internas de penitenciária são atendidas no caminhão da Mamografia no Piauí

Conforme a Sejus, outras unidades prisionais que recebem mulheres serão beneficiadas com o atendimento especializado.

Caminhão da Mamografia do Piauí | Foto: Ascom/Sejus
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Cerca de 44 internas do sistema prisional do Piauí receberam nesta sexta-feira (20), atendimento no Caminhão da Mamografia na Penitenciária Feminina de Teresina. A ação da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) em parceria com a Secretaria de Saúde (Sesapi), também beneficiou 10 policiais penais. 

Conforme Ana Queiroz, assessora técnica da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara) da Sesapi, o atendimento teve o objetivo de oportunizar o acesso ao exame de mamografia, que é padrão ouro no rastreio do câncer de mama. Os exames serão enviados para a Fundação Municipal de Saúde (FMS).

“Caso alguma das internas tenha necessidade de realizar exames complementares, serão regulados pelo SUS e poderão fazer posteriormente exames como a ultrassonografia mamária e biopsia”, destacou a assessora.

De acordo com a gerente de Saúde da Secretaria da Justiça, Jackelene Menezes, as ações da campanha Outubro Rosa reforçam a importância de realizar os exames nas mulheres a partir de 40 anos e a Sejus tem essa preocupação de levar essa atenção às pessoas privadas de liberdade.

“Buscamos na penitenciária conscientizar sobre a prevenção ou diagnóstico precoce do câncer de mama. Também realizar um trabalho educativo através da Drª Lorena Norberta, médica da unidade, que buscou desmistificar sobre o exame e apontar sinais de alerta, numa roda de conversa com as internas”, finalizou Jackelene. 

Ainda de acordo com a Sejus, outras unidades prisionais que recebem mulheres serão beneficiadas com o atendimento especializado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES