Interpi conclui a regularização fundiária em 4 comunidades quilombolas no Piauí

Essa iniciativa não apenas assegura a posse legal das terras, mas também fortalece a autonomia econômica

Interpi conclui a regularização fundiária em 4 comunidades quilombolas no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) concluiu, em março deste ano, a  regularização fundiária nas comunidades quilombolas Tanque de Cima, Macacos, Pitombeira e Caraíbas, que receberam seus títulos coletivos de propriedade de terras, um passo importante rumo à garantia de direitos ancestrais e à preservação da cultura quilombola.

Entre as comunidades beneficiadas, destaca-se a comunidade Tanque de Cima, localizada no município de Acauã. Para a liderança quilombola, Adailza Lima, esta conquista representa um longo caminho de resistência e esperança. "Receber esses títulos é mais do que um reconhecimento legal, é a garantia da permanência em nossas terras, onde vivemos há gerações. É a afirmação de nossa identidade e história", declara.

O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, ressalta a importância dessas entregas como um compromisso do órgão com a promoção da justiça territorial e social. "A regularização fundiária das comunidades quilombolas é uma prioridade para o Interpi. Estamos empenhados em garantir o acesso dessas comunidades aos seus territórios de origem, promovendo assim a dignidade e o respeito aos direitos humanos", afirma Cavalcante.

Essa iniciativa não apenas assegura a posse legal das terras, mas também fortalece a autonomia econômica e cultural das comunidades quilombolas. Com os títulos em mãos, abre-se um leque de possibilidades para o desenvolvimento sustentável desses territórios, preservando suas tradições e promovendo o bem-estar de seus habitantes.

Interpi conclui a regularização fundiária em 4 comunidades quilombolas no Piauí./Foto: Reprodução

O Governo do Estado, através do Interpi, reafirmou seu compromisso com a promoção dos direitos humanos e a valorização da diversidade cultural.

Interpi conclui a regularização fundiária em 4 comunidades quilombolas no Piauí./Foto: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES