Ipiranga do Piauí, a cidade do buriti, estará na Feira dos Municípios

O prefeito Elvis Ramos (PT) compartilhou suas expectativas para a feira e os temas que planeja apresentar

Ipiranga do Piauí, a cidade do buriti, estará na Feira dos Municípios | Prefeitura Municipal de Ipiranga do Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A cidade de Ipiranga do Piauí, localizada no Centro-Sul do estado, confirmou sua participação na Feira dos Municípios de 2023, agendada para ocorrer entre os dias 21 e 24 de setembro no Centro de Convenções de Teresina (CCT). Em uma entrevista concedida ao programa Notícias na Boa, apresentado por Waldelúcio Barbosa nesta sexta-feira (8), o prefeito Elvis Ramos (PT) compartilhou suas expectativas para a feira e os temas que planeja apresentar.

Ipiranga do Piauí fica às margens da BR 316 e é conhecida pela abundância da palmeira buriti, uma árvore típica da região semiárida do estado. A fibra da palha, a produção de doces a partir da polpa do buriti e suas várias vertentes no artesanato são as principais fontes de renda da população local. 

O prefeito Elvis Ramos (PT) compartilhou suas expectativas para a feira e os temas que planeja apresentar (Foto: Reprodução)

Elvis Ramos mencionou que a cultura local, valorizada em eventos como a Semana Cultural da Juventude, realizada anualmente em julho na cidade, vai enriquecer a programação da Feira dos Municípios. "O buriti, presente em receitas doces e outras, é um símbolo da preservação da cultura gastronômica da nossa cidade e será apresentado na Feira dos Municípios. Estamos felizes em participar e contribuir com esse evento que fez falta no nosso calendário", relatou.

O prefeito falou que o evento, organizado pela Associação Piauiense de Municípios (APPM) e Kalor Produções, oferece oportunidade para promover negócios e atrair investimentos para o território do Vale do Sambito, rico em recursos hídricos e popular pelo seu turismo religioso. 

Origem

A história de Ipiranga do Piauí remonta ao antigo povoado denominado "Buriti," fundado pelos irmãos André e Geremias Bulcão por volta de 1878. O nome "Buriti" surgiu devido à profusão de buritizeiros em seus brejos, que está entre os maiores do estado do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES