JEPI's: Com 22 modalidades, edição de 2024 promete ser a maior da história

Os JEPIs têm como finalidade aumentar a participação dos estudantes e atletas piauienses no mundo esportivo, além de poder transformar vidas, segundo Fonteles.

JEPI's: Com 22 modalidades, edição 2024 promete ser a maior da história | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (11), ocorreu a solenidade de abertura dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) e Paralimpíadas Escolares 2024. Com 22 modalidades, a edição deste ano promete ser a maior da história. O evento de hoje foi realizado pelo Governador do Piauí, Rafael Fonteles, e contou com várias autoridades e a tricampeã de judô, Jeissiara Vidal, além de uma homenagem para Lívio Santos, atleta de canoagem que faleceu precocemente aos 16 anos.

Objetivo: Os JEPIs têm como finalidade aumentar a participação dos estudantes e atletas piauienses no mundo esportivo, além de poder transformar vidas, segundo Fonteles. As Paralimpíadas 2024 contam com três modalidades. O governador também mencionou o Bolsa Atleta, que disponibiliza um recurso de R$ 6 milhões para projetos de esporte de forma desburocratizada, além do custeio com passagens aéreas. 

"Investimento maior, mais modalidades, mais estudantes, mais polos para as etapas regionais, garantia de passagem aérea para todos os alunos que irão disputar os jogos escolares brasileiros e, portanto, o investimento maior na educação", considera o governador.

Impulso na educação: O secretário de Educação, Washington Bandeira, destaca que o esporte é fundamental para a comunidade escolar. "O esporte ajuda a fortalecer as aprendizagens dos nossos estudantes, fortalecer as competências socioemocionais, cidadãs, e também faz florescer esses talentos. Então é isso que nós estamos fazendo aqui", aponta.

Fonteles realiza abertura do JEPI's./Foto: Ascom

Inclusão: O secretário da Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Eduardo, elogiou a iniciativa:

"Esse é o nosso objetivo, de incluir ainda mais alunos com deficiência, para que eles possam participar desses jogos, porque sabemos que o esporte é um instrumento de inclusão e de reabilitação", avalia.

Edição de 2024 promete ser a maior da história./ Foto: Ascom

Crescimento do JEPI's: A secretária dos Esportes, Josiene Campelo, ressaltou:

"Passamos de 18 modalidades para 22. Aumentamos também o número de polos, que eram seis e agora são sete.  Assim, estamos levando a prática esportiva escolar para os 12 territórios do estado do Piauí", ressalta.

Com 22 modalidades, edição de 2024 promete ser a maior da história./Foto: Ascom

Tricampeã de judô: Jeissiara Vidal, que veio do Colégio Cívico Militar Batalha do Riachuelo, conta que os Jogos contribuem de forma essencial para a formação dos estudantes. 

“Vejo como bom o incentivo da passagem aérea, porque algumas pessoas não têm a oportunidade de participar de alguns campeonatos por conta da passagem que às vezes é cara e não dá para comprar, mas com esse apoio vai melhorar muito mais", comemora.

Homenagem para Livio Santos./ Foto: Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES