Jornalistas do Piauí se mobilizam e pedem apoio para a PEC do Diploma

A PEC do Diploma de Jornalista está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Jornalistas se reuniram com deputados da Assembleia Legislativa | Divulgação/Sindijor
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Jornalistas do Piauí estão se mobilizando para conseguir apoio de parlamentares para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional do Diploma (PEC 206/2012), que restabelece a exigência de diploma para o exercício profissional do jornalismo. A PEC está em tramitação na Câmara dos Deputados.

Essa quarta-feira (7), dia em que é celebrado o Dia Nacional de Liberdade de Imprensa, também foi marcada pela busca do apoio de parlamentares piauienses para o restabelecimento da exigência do diploma para a profissão. O Jornalismo, hoje, é a única profissão regulamentada do Brasil para a qual não há qualquer requisito prévio para o exercício profissional.

Representantes do Sindicato dos Jornalistas do Piauí (Sindjor-PI), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Instituto Federal do Piauí (IFPI), Governo do Estado, Comradio, Intervozes e Sindicato dos Radialistas do Piauí, abraçaram a campanha encabeçada nacionalmente pela Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) e se reuniram, na quarta-feira (7), com os deputados estaduais Fábio Novo e Dr. Vinícius Nascimento, na Assembleia Legislativa do Piauí.  

Jornalistas do Piauí se reuniram com parlamentares na ALEPI |Foto: Divulgação/SINDJOR

As entidades se propõem a criar o Comitê Piauiense em Defesa da PEC do Diploma de Jornalismo com a inclusão de instituições de ensino superior e coletivos de comunicação do Estado. “Tivemos aqui um importante debate e recebemos o apoio dos parlamentares que irão apresentar uma Moção de Apoio à PEC”, declarou o presidente do Sindjor-PI, Luiz Carlos Oliveira.

Apoio de parlamentares no Estado

Em abril deste ano, dirigentes da FENAJ e representantes de 16 Sindicatos filiados participaram de mobilização junto aos deputados federais, em Brasília. Na ocasião, a presidente da FENAJ, Samira de Castro solicitou aos líderes que falassem com o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP/AL), para que a PEC seja apreciada em plenário. 

“A matéria necessita de, pelo menos, 308 votos. Por isso, o corpo a corpo na Câmara foi fundamental, mas será necessário mobilizar as bancadas nos Estados e esse é o papel dos Sindicatos e da própria categoria”, afirmou na ocasião.

Para ela, a não exigência de diploma acaba precarizando a profissão, com a inclusão de pessoas não habilitadas para exercer as funções que cabem ao jornalista. “A partir da errônea decisão do Supremo Tribunal Federal em 2009, nós ficamos fragilizados, enquanto categoria profissional e fomos precarizados pela grande mídia. Além disso, nossa atividade está sendo desenvolvida por pessoas não habilitadas. Essa é uma luta que precisa do apoio de toda categoria e da sociedade para que possamos resgatar uma série de direitos”, afirma. 

“Temos explicado a todos que a PEC não vai retroagir para prejudicar aqueles que têm registro com base nas regras atuais. Assim como não será impedido a nenhuma pessoa exprimir suas opiniões sobre qualquer tema nos veículos de comunicação, como sempre aconteceu”, completa a dirigente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES