Lacen-PI passa a realizar exames para detectar gonorreia e clamídia

Com o novo equipamento, o Lacen amplia sua capacidade resolutiva na realização de exames, além de melhorar o tempo dos resultados para as amostras analisadas.

Lacen passa a realizar exames para detectar gonorreia e clamídia | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Desde o início de junho, o Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Piauí (Lacen) ampliou os exames para IST's, incluindo agora exames para detectar gonorreia e clamídia, usando amostras de urina dos pacientes. Anteriormente apenas exames de HIV e hepatite eram realizados no laboratório.

Os exames são realizados através de um novo equipamento adquirido pelo laboratório por meio da rede de biologia molecular do Ministério da Saúde. O novo equipamento amplia a capacidade resolutiva do Lacen na realização de exames, além de melhorar o tempo dos resultados para as amostras analisadas.

De acordo com Cristiane Bringel, bioquímica do setor de carga viral do Lacen, o novo equipamento proporciona o resultado mais rápido dos exames.

“Agora, além da detecção de HIV e Hepatites, ampliamos nosso leque para a detecção qualitativa de clamídia e gonorreia. Através de outras metodologias, esses exames demorariam mais de uma semana para nos dar resultados, já o novo equipamento nos proporciona esses resultados mais rápidos”, explica.

O novo equipamento pode realizar cerca de 90 exames diários e detectar a presença da doença mesmo que a infecção seja pequena nas amostras de DNA analisadas. Ele utiliza a metodologia de PCR em amostras de urinas (técnica que identifica material genético do patógeno) e consegue detectar a infecção até mesmo nas amostras onde a concentração é muito baixa.

“Essa capacidade nos permite dar diagnósticos precisos mais rápidos, auxiliando assim que a população possa procurar o auxílio médico o mais rápido possível, dando início ao seu tratamento”, explica Cristiane.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES