Lacen tem método que detecta tuberculose em pessoas sem sintomas

Com o novo método de análises, o laboratório aumentará a agilidade e desempenho no diagnóstico da tuberculose latente

|
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) está ampliando sua capacidade de análises por meio da implementação de um novo método para o diagnóstico de tuberculose e a inclusão de novos exames para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs). Além disso, este ano o Lacen irá dobrar a quantidade de exames de DNA.

O novo método de análises, chamado Interferon Gama Release Assay (IGRA), permitirá que o laboratório aumente a agilidade e desempenho no diagnóstico da tuberculose latente. Esse teste é destinado a pessoas que não apresentam sintomas da doença, mas que fazem parte do grupo de pacientes imunocomprometidos, cujos mecanismos de defesa contra a infecção apresentam alterações. Atualmente, o teste padrão utilizado no Sistema Único de Saúde (SUS) é o tuberculínico purified protein derivative (PPD). Embora esse teste tenha baixo custo e não exija componentes de laboratório, os resultados podem ser confundidos pela identificação de microbactérias não tuberculosas, vacina BCG ou por fatores relacionados à manipulação, realização e leitura do teste.

No ano passado, o Lacen realizou 2.847 baciloscopias, 1.312 culturas, 1.606 testes rápidos pelo Método Molecular (TRM) e 190 Testes Fenotípicos de Sensibilidade a Medicamentos (TSM), todos voltados para o diagnóstico da tuberculose.

Lacen tem método que detecta tuberculose em pessoas sem sintomas - Foto: Ascom

De acordo com dados da Coordenação de ISTs da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em 2022 o Piauí registrou um aumento no número de casos diagnosticados no Piauí. Foram 1.049 novos casos, dos quais 792 são de pessoas residentes no estado. 

DNA

O Lacen também ampliou o número de laudos de DNA, que serão realizados durante a campanha “Eu Tenho Pai”, da Defensoria Pública do Estado do Piauí e do Tribunal de Justiça, que passará de 100 laudos para 150 exames de paternidade.

“Atentos à necessidade da Defensoria e do TJ, e sabendo da capacidade do nosso laboratório, decidimos ampliar esses exames, que serão entregues durante a campanha, fortalecendo a parceria entre as instituições. Mas lembramos que o Lacen atende demandas de DNA enviadas pelos órgãos da Justiça durante todo o ano”, ressalta o diretor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES