Lei estabelece obrigatoriedade de análise da água distribuída no Piauí

A lei foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (27)

Lei estabelece obrigatoriedade de análise da água distribuída no Piauí | Crato Consultoria
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador em exercício, Themístocles Filho (MDB), sancionou  uma lei que estabelece a obrigatoriedade de publicação dos resultados das análises da qualidade da água distribuída pelas empresas de abastecimento e saneamento no Estado do Piauí. De autoria da deputada estadual Gracinha Mão Santa (PP), a lei foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado da última sexta-feira (27). 

Conforme o texto, o propósito é regular a divulgação dos resultados das análises de qualidade da água e saneamento em todo o Estado. Nesse contexto, as empresas que prestam serviços públicos de captação, tratamento e distribuição de água potável devem publicar os resultados das análises desse recurso natural em cada cidade do Estado, pelo menos uma vez por mês.

Lei é de autoria da deputada Gracinha Mão Santa (PP) Foto: Ascom 

Obrigatoriamente, o levantamento deve ter as seguintes informações: cor aparente, turbidez, pH, cloro residual livre, fluoreto, coliformes totais, bactéria E. coli, substâncias químicas e radioativas com potencial risco à saúde, datas e locais das coletas dos materiais analisados, identificação dos responsáveis pela coleta e análise do material, bem como os indicadores mínimos estabelecidos pela legislação para a água ser considerada adequada para consumo humano. No caso de detecção de elementos que tornem a água imprópria para consumo humano em qualquer análise, a empresa estará sujeita a uma multa no valor de 20.000 (vinte mil) Unidades Fiscais de Referência do Estado do Piauí (UFR-PI).  A multa será quintuplicada caso esse mesmo problema for identificado em cinco análises anuais. 

A cada quatro meses, as empresas devem igualmente divulgar os parâmetros orgânicos (substâncias químicas, agrotóxicos) e inorgânicos (metais pesados) das amostras coletadas. No caso de denúncias relacionadas à baixa qualidade do recurso fornecido em residências, hospitais e escolas, a coleta desses parâmetros passará a ser obrigatória a cada dois meses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES