Linha de Cuidado ao Trauma reduz em 49% a fila de regulação no Piauí

O serviço busca reduzir a morbimortalidade causada por traumas em decorrência de acidentes

O programa foi criado em outubro de 2023 | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Criado em outubro de 2023, por meio da Rede de Urgências e Emergências (RUE) da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), o programa Linhas de Cuidado ao Trauma proporcionou uma redução de 49% no número de pacientes na fila de regulação.

O serviço, que busca reduzir a morbimortalidade causada por traumas em decorrência de acidentes, introduziu ações de prevenção e tratamento como o início dos atendimentos e cirurgias ortopédicas no município de Bom Jesus, realização de cirurgias de trauma de maior complexidade em Oeiras, aumento do número de cirurgias ortopédicas em Floriano e em São Raimundo Nonato.

Na avaliação de Samuel Martins, coordenador do programa Linha de Cuidado ao Trauma, essa redução dos pacientes na fila de espera pela regulação é resultado dessa descentralização da oferta de cirurgias ortopédicas nos hospitais do interior e que é planejada para ser expandida para as demais regiões do estado. “São pacientes que estão conseguindo atendimento nos hospitais de referência do seu próprio território, diminuindo tanto tempo de espera como também a necessidade de regulação para realizar o procedimento em Teresina”, pontuou o gestor.

Uma das ações do programa é a implementação de ações voltadas à vigilância e prevenção do trauma por meio de incentivo para implantação de núcleos de Prevenção da Violência e Promoção da Saúde (PVPS) e projetos de prevenção relacionados ao trauma.

“Essa é uma iniciativa que tem conseguido alcançar resultados expressivos em pouco tempo. Nosso objetivo é ampliar e fortalecer cada vez mais esse serviço”, concluiu Dirceu Campêlo, superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES