Lucídio Portella é o 1º do país no SUS a aplicar remédio mais caro do mundo

O Hospital Infantil Lucídio Portella é o primeiro hospital 100% SUS do Brasil habilitado a fazer aplicação da Zolgensma

Heloísa Barbosa Mendes, de um ano e quatro meses, recebeu a dose única do fármaco Zolgensma no Hilp | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A pequena Heloísa Barbosa Mendes, de um ano e quatro meses de vida, recebeu neste domingo (30) a dose única do fármaco Zolgensma,  no Hospital Infantil Lucídio Portella (Hilp).  Ela é a primeira criança a receber o medicamento no Piauí, um dos mais caros do mundo, e o Hilp o primeiro hospital 100% SUS a fazer a aplicação no Brasil. O  medicamento é de grande importância para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal (AME), sendo considerada a terapia mais avançada no tratamento da doença.

Os pais da criança, Keila Barbosa Mendes e Raimundo Reis Mendes, receberam o diagnóstico quando a filha tinha apenas 20 dias de vida. O casal já tinha outro filho internado no HILP com a mesma doença, e por isso ficaram em alerta quando a mãe engravidou novamente. “Devido ela já ter um irmão que é comprometido com a doença, ela foi diagnosticada mais cedo e começou logo o tratamento com o Spinraza. E agora nós íamos para Curitiba, mas graças a Deus e a equipe do Hospital Infantil, conseguimos fazer a aplicação aqui”, afirmou a mãe.

O Hospital Infantil Lucídio Portella é o primeiro hospital 100% SUS do Brasil habilitado a fazer aplicação da Zolgensma – medicação que até 2017 não existia no Brasil. “Estamos muito felizes com esta conquista”, disse o diretor geral do HILP, Ribamar Bandeira.

Para o superintendente de média e alta complexidade da Secretaria Estadual da Saúde  (Sesapi), Dirceu Campêlo, o domingo foi marcante para a saúde do Piauí. “Hoje é um dia marcante para o tratamento das nossas crianças com AME no Piauí e em todo Norte e Nordeste.  É uma ação do Governo do Estado, por intermédio da Sesapi, para dar oportunidade de melhoria na qualidade de vida da população piauiense”, pontuou. 

O Zolgensma é um medicamento de dose única, administrado via intravenosa. Sua característica única difere dos demais medicamentos já incorporados ao SUS (Sistema Único de Saúde) desde o ano passado, que são destinados aos tipos I e II de Atrofia Muscular Espinhal (AME) e requerem administração periódica. Anteriormente, as crianças com AME do Piauí precisavam se deslocar até Curitiba (PR) para receber o tratamento adequado com os medicamentos disponibilizados pelo SUS. 

“Heloísa está tendo uma oportunidade que o irmão não teve. Ele está morando aqui no hospital há mais de três anos e é totalmente dependente de ventilação mecânica, exatamente porque não teve a mesma oportunidade. Então, nós estamos fazendo história. Estamos fazendo diferença para a vida da Heloísa e para toda a família que vai ter mais qualidade de vida, mais tempo de vida e mais alegria na vida de todos eles” afirma a pediatra Lorena Mesquita.

 A pediatra acrescenta que o Zolgensma apresenta bons resultados, com impacto positivo na respiração, mastigação, movimentos da língua, deglutição, reflexo de vômito e a articulação da fala de quem tem AME tipo I. “O Hospital Infantil já é referência no diagnóstico e tratamento de AME, pois temos 23 crianças em tratamento com a medicação Spinraza fornecida pelos SUS e das duas crianças que estavam aguardando o Zolgensma, agora só falta uma”, pontuou Lorena.

O medicamento Zolgesma é recomendado para pacientes pediátricos até 6 meses de idade com AME do tipo I que estejam fora de ventilação invasiva acima de 16 horas por dia, conforme protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde (MS) e Acordo de Compartilhamento de Risco.

A AME ainda não tem cura e as terapias existentes tendem a estabilizar a progressão da doença. Por isso a importância da administração precoce do medicamento. Na AME tipo I, que corresponde a aproximadamente 60% dos casos, a manifestação clínica é comum antes dos seis meses de idade.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES