Mais de 1/4 dos pacientes atendidos pelo HUT não são de Teresina, diz FMS

Os pacientes de fora geralmente requerem permanência prolongada, resultando em custos adicionais para tratamento, alimentação, estadia e hotelaria

Mais de 1/4 dos pacientes atendidos pelo HUT não são de Teresina, diz FMS | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em fevereiro de 2024, cerca de 27% dos pacientes atendidos pelo Hospital de urgência de Teresina (HUT) não são residentes do município de Teresina. Ao considerar os dois primeiros meses deste ano, esse número alcança uma média 28% de pessoas que são em sua maioria do interior do Piauí e do Maranhão, demonstrando a importância regional do hospital como referência em atendimento de urgência e emergência. Em 2023, o percentual de atendimentos de pessoas provenientes de outros municípios foi de 28,5%.

TRATAMENTO DE TRAUMAS: Com um histórico relevante no tratamento de traumas, o HUT atrai pacientes não apenas de diversas regiões do Piauí, mas também de outros estados, como o Maranhão. Isso evidencia o compromisso do hospital em oferecer cuidados de saúde de alto padrão, sem considerar a origem dos pacientes. No entanto, essa dedicação, em termos financeiros, resulta em custos que superam a receita do hospital.

“A maioria dos nossos atendimentos são de média e alta complexidade. No âmbito do SUS, nós temos uma grade de atendimento que é completa e resolutiva. Estamos estrategicamente localizados entre o Piauí e o Maranhão, o que explica uma parte significativa das demandas que atendemos de outras regiões”, explica Rodrigo Alves, Gerente do Núcleo Interno de Regulação.

INTERNAÇÕES: Não apenas os atendimentos, mas também as internações refletem esse panorama diversificado. Em fevereiro de 2024, o HUT registrou 1.541 internações clínicas e cirúrgicas. Cerca de 39% dessas internações envolviam pacientes de fora de Teresina. Esse número ilustra a confiança depositada no hospital por aqueles que buscam cuidados médicos especializados e a qualidade do serviço ofertado à comunidade.  

FINANÇAS E LOGÍSTICA: Essa realidade traz consigo implicações não apenas em termos de atendimento médico, mas também em logística e financeiro. Os pacientes de fora geralmente requerem permanência prolongada, resultando em custos adicionais para tratamento, alimentação, estadia e hotelaria. Além disso, tratamentos mais complexos, como os oferecidos nas Unidades de Terapia Intensiva, representam uma demanda financeira adicional. Apesar dos desafios logísticos e financeiros associados ao atendimento de pacientes de fora do município, o HUT mantém seu compromisso com a excelência clínica e a prestação de cuidados a todos os que o procuram em busca de auxílio médico.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES