Mais de 200 mil procedimentos de saúde bucal foram realizados no 1º semestre

A política de saúde bucal do país é responsável por atender mais de 86 milhões de pessoas cadastradas e assistidas pela Atenção Primária à Saúde

Equipes de Saúde Bucal atendendo a população | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

As unidades de saúde da Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina realizaram, de janeiro a junho de 2023, um total de 42.039 consultas odontológicas agendadas. Além disso, foram atendidos 2.284 casos de urgência e fornecidas 831 orientações em saúde bucal. Ao todo, durante esse período, foram realizados 232.922 procedimentos odontológicos. Esses procedimentos incluíram raspagens, restaurações, polimentos, adaptação de próteses dentárias, aplicação de flúor e profilaxias, entre outros. 

“São diversos os procedimentos que realizamos na rede de saúde bucal. Além de todos aqueles padrões que já realizamos, fazemos também orientações de higiene bucal, tratamento endodôntico, remoção de dente retido, tratamento cirúrgico periodontal, colocação de prótese, conserto de prótese, colocação de placa de mordida, dentre muitos outros”, afirmou a gerente de Saúde Bucal da FMS, Kaline Brandão.

A política de saúde bucal do país é responsável por atender mais de 86 milhões de pessoas cadastradas e assistidas pela Atenção Primária à Saúde. Em Teresina, especificamente, são 243 Equipes de Saúde Bucal dedicadas ao atendimento da população. Essa ampliação das ações em saúde bucal é de extrema importância, pois visa oferecer uma atenção odontológica completa, tanto em nível individual como coletivo, para toda a população.

FMS disponibiliza atendimentos odontológicos de urgência e via Whatsapp

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) está disponibilizando serviços de atendimento odontológico de urgência nos hospitais e virtual e também atendimento ambulatorial nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e centros especializados.

Os serviços classificados como urgência odontológica são: procedimentos dentários que devem ser realizados imediatamente para salvar um dente, para aliviar dor intensa, cessar um sangramento, problemas causados por trauma (lesões traumáticas dentárias, desde fraturas em esmalte até a perda definitiva do dente), edema ou inchaço.

A FMS também disponibiliza um serviço denominado Zap Odonto, (86) 98179 2576 que é um de teleorientação via whatsApp – via mensagem de texto –que funciona de segunda a sexta-feira dias de 8h às 17h para dar informações sobre atendimento e locais de urgência.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES