Mais de 40 famílias tiveram que sair de casa devido às chuvas em Teresina

​Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são esperadas chuvas intensas em grande parte da faixa Norte do Piauí, incluindo Teresina, com volumes que podem ultrapassar os 80 mm.

reproducao | reproducao
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O gerente de Operações da Defesa Civil Municipal de Teresina, Marcos Rolf, informou nesta terça-feira (4) que mais de 40 famílias tiveram de deixar suas casas após as fortes chuvas que atingiram a capital piauiense durante os últimos três dias.

De acordo com a última estimativa do órgão, 120 pessoas dos povoados Cancela, Santa Tereza, São João e Lagoa de Dentro foram afetadas por alagamentos.

Alagamento no povoado Santa Tereza, em Teresina (Foto Reproduçao)


Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), são esperadas chuvas intensas em grande parte da faixa Norte do Piauí, incluindo Teresina, com volumes que podem ultrapassar os 80 mm. Até às 10h desta quarta-feira (4), a capital estará sob alerta de chuvas intensas entre 30mm/h ou 50 e 100 mm/dias, com ventos de até 100 km/h.

Alagamentos recorrentes na zona Rural 

Teresina enfrenta o fenômeno de alagamentos na zona Rural devido às chuvas intensas, e comunidades como Santa Tereza têm sido particularmente afetadas. De acordo com Werton Costa, assessor técnico da Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), os alagamentos estão relacionados ao rápido processo de urbanização que essas localidades estão experimentando. 

Costa explica que, em áreas rurais, o solo tem maior permeabilidade e é capaz de absorver a água da chuva. No entanto, com a quantidade excessiva de chuvas acima da média que Teresina vem recebendo, o solo fica saturado e não consegue mais absorver a água, o que leva a inundações.

Em Santa Tereza, onde a urbanização está avançando rapidamente, os córregos transbordaram e direcionaram as águas para as partes da cidade que não são permeáveis, provocando. Esse problema é agravado pelo escoamento superficial natural da água da chuva, que se torna cada vez mais difícil de lidar com o aumento da urbanização. O aumento da frequência e intensidade das chuvas é um sinal alarmante da mudança climática, e Teresina precisa adotar medidas urgentes para lidar com os impactos das inundações.

“Considerando que o período chuvoso já assumiu uma tensão de anomalia positiva, ou seja, de chuvas acima da média, a quantidade abundante de água que cai faz com que o solo seja incapaz de absorver “, disse.

Nos próximos 10 dias, nas áreas do MATOPIBA (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os acumulados de chuva devem ficar entre 20 e 80 mm. Já no litoral da costa leste, podem ocorrer baixos volumes (menores que 50 mm). Nas áreas centrais e do norte da Bahia, sul de Pernambuco e do Piauí, o tempo permanecerá seco.

As intensas chuvas que ocorreram em Teresina entre o sábado (1º) e a madrugada de domingo (2) provocaram impactos significativos na cidade. Além de ruas alagadas nas zonas Leste e Norte, um deslizamento de terra no rodoanel do Km 21 da PI-368, no povoado Santa Izabel, chegou a interditar a rodovia em ambos os sentidos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES