Mapa reconhece Piauí como zona livre da febre aftosa sem vacinação

Portaria foi publicada nesta segunda-feira (25), e entra em vigor a partir do dia 02 de maio

Mapa reconhece Piauí como zona livre da febre aftosa sem vacinação | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), publicou a portaria de Nº 665, de 21 de março de 2024, que reconhece nacionalmente o estado do Piauí como livre de febre aftosa sem vacinação. Também estão incluídos os estados do Amapá, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (25), e entra em vigor a partir do dia 2 de maio de 2024.

“Estamos entre os primeiros estados do Nordeste a avançar no status sanitário. Essa é uma conquista da gestão da Sada e Adapi e vai implicar em diversas medidas como a realização da última campanha de vacinação agora em abril, instalação de barreiras sanitárias, proibição da do armazenamento e comercialização da vacina, entre outros”, explica o secretário estadual da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu. 

A portaria ainda estipula a proibição do ingresso em território piauiense de bovinos e bubalinos oriundos de estados que ainda vão continuar vacinando, a exemplo do Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas e Rio Grande do Norte, com exceção de animais encaminhados para o abate imediato em estabelecimentos sob serviço de inspeção oficial.

“A carga tem que vir lacrada para casos de bovinos e bubalinos com a finalidade única e exclusivamente de abate. E sobre os pequenos ruminantes, oriundos desses estados que ainda irão continuar vacinando, somente poderão ingressar no Piauí com a carga lacrada, rota definida pela Adapi, os animais devem ser identificados individualmente e com sorologia negativa para febre aftosa. Isso é um ganho, um avanço para o Piauí, uma vitória da Sada e da Adapi para o setor produtivo, que vai valorizar o nosso rebanho, nossos produtos e abrir as porteiras do Piauí para todo o mundo”, explica Idílio Moura, gerente de Defesa Animal da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi).  

Última campanha de vacinação

Antes da vigência da portaria, o Piauí precisa realizar a última campanha de vacinação de bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. A imunização vai ocorrer de 01 a 30 de abril em todo o Estado. A meta é vacinar 100% do rebanho que é de cerca de 2 milhões de animais. 

“Precisamos do engajamento de todos os produtores do Piauí nessa campanha. Temos o desafio de alcançar a meta dentro do prazo de 30 dias, já que o prazo é improrrogável. Após o dia 30 d abril, o Estado não poderá mais imunizar nenhum animal contra a aftosa”, alerta Idílio Moura.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES