Marcha contra a misoginia e feminicídio foi lançada nesta quinta

A marcha tem o objetivo de enfrentar os discursos de ódio contra a mulher que fortalecem a violência e o feminicídio.

Secretaria da Mulher lançou nesta quinta-feira a Marcha contra a Misoginia e o Feminicídio. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi lançada nesta quinta-feira (4), a Marcha contra a Misoginia e Feminicídio, com o objetivo de enfrentar os discursos de ódio contra a mulher que fortalecem a violência e o feminicídio. O evento foi realizado pela Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (Sempi), em parceria com o Ministério das Mulheres.

A diretora de Defesa Social da Secretaria de Segurança (SSP-PI), Cel. Elizete, destaca que a marcha é uma ação nacional que está ligada a outros órgãos que trabalham na prevenção da violẽncia contra as mulheres.

“Aqui no estado do Piauí temos a Secretária das Mulheres que está fazendo essa mobilização da campanha tanto para a rede quanto para sociedade civil e esse momento é super importante porque estamos falando da misoginia que está inserida em todas as etapas da violência e seu estágio mais forte é o feminicídio, por isso temos que está constantemente levando pra mídia e  a sociedade diversas estratégias de prevenção ao feminicídio que só é possível enfrentar junto com todos os órgãos e a sociedade civil", destaca a coronel. Lançamento da Marcha contra a Misoginia e o FeminicídioFoto: Divulgação

Zenaide Lustosa, secretaria das Mulheres do Estado do Piauí, afirma que o lançamento da marcha que contou com a presença de várias entidades é um momento de discussão e reflexão sobre o ódio contra a mulher, que é refletido na maioria dos casos de feminicídio, e que a raiz para a transformação é enfrentar a misoginia. 

“Temos que avançar na sociedade para termos mais respeito às mulheres, para que tenham mais espaços na sociedade sem necessariamente estarem sofrendo violência institucional ou vários tipos de violência”, pondera a secretária.

Cida Gonçalves, Ministra das Mulheres, destaca que é importante também lutar contra a chamada "machosfera" presente nas redes sociais e destaca que os mesmos ainda lucram através de ataques às mulheres.

“Precisamos enfrentar o movimento “’machosfera’” que está na internet, nas redes sociais  propagando o ódio contra as mulheres. Eles tem 35 milhões de seguidores, 80 canais  de distribuição desse conteúdo e o pior,  lucram e temos lutado contra isso”, disse a ministra.

AÇÕES

No dia 27 de maio, será realizada uma corrida   na capital e em 26 municípios, para celebrar o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio. Em Teresina a ação será a partir das 6 horas, no espaço Potycabana, com a destruição de kits de corrida e de prevenção à violência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES