MEC aprova Curso de Medicina no campus da UFPI em Floriano

A aprovação foi resultado de um relatório elaborado pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM)

Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (UFPI) | Floriano News
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação (MEC) aprovou a criação do Curso de Graduação Bacharelado em Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral da Universidade Federal do Piauí (UFPI), localizado em Floriano, no Sul do Piauí.

A aprovação foi resultado de um relatório elaborado pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas (CAMEM), que realizou uma visita ao campus entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro. A comissão avaliou as condições da instituição em relação ao ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura necessários para a implantação do curso de Medicina no Campus de Floriano.

Sobre critérios: A UFPI informou que, após uma análise criteriosa realizada pela CAMEM, a universidade demonstrou estar preparada e comprometida com a implementação do curso de Medicina em Floriano.  O parecer favorável ressaltou a importância dessa oferta educacional para a região, preenchendo lacunas assistenciais e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.

O vice-reitor da UFPI e o Coordenador do curso de Medicina do CAFS, Viriato Campelo enfatizou que a Administração Superior da universidade dedicou esforços para a consolidação do curso de graduação. Ele destacou que a aprovação da proposta para a implantação do curso de Medicina em Floriano é um sucesso não apenas para a universidade, mas também para toda a região circundante.

Impacto positivo: O reitor da UFPI, Gildásio Guedes afirmou que a Administração Superior seguiu empenhada até a consolidação do curso de graduação. “Desde que assumimos a gestão da Universidade não medimos esforços para implantar o curso de Medicina no Campus de Floriano. Reconhecemos o impacto que o curso pode gerar não só na educação da região, mas também no atendimento primário de saúde, ou seja, mais pessoas terão acesso à saúde de qualidade”, pontuou. 

Pré-candidato à Prefeitura de Floriano, o deputado Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT) comemorou a abertura do curso no município.

''É um grande avanço para a cidade de Floriano a recomendação positiva da CAMEM, do Ministério da Educação,  sobre a implantação do curso de Medicina no campus Amílcar Ferreira Sobral da UFPI.  A gente sabe a importância que Floriano tem como grande polo de saúde educacional e isso só corrobora este grande centro educacional de saúde em nossa cidade. O Curso de Medicina traz diversos avanços e desenvolvimento econômico também para a cidade e dá mais oportunidade para que os estudantes consigam ter  a realização de seus sonhos de se formar em Medicina sem sair de Floriano''

Confira abaixo na íntegra a nota da UFPI

"Diante de análise criteriosa realizada pela CAMEM, a Universidade demonstrou estar apta e comprometida com a implantação do curso de Medicina em Floriano. O parecer favorável ressalta a relevância dessa oferta educacional para a região, preenchendo lacunas assistenciais e contribuindo significativamente para o desenvolvimento socioeconômico local. Em suma, a aprovação do curso representa um avanço importante para a UFPI e para a cidade de Floriano, consolidando o compromisso com a formação de profissionais de saúde qualificados e engajados com as demandas da sociedade", informou a UFPI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES