Médico explica relação entre o uso de telas e o aumento dos casos de miopia

Até 2050, quase metade da população mundial será míope.

Médica explica relação entre o uso de telas e o aumento dos casos de miopia | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Um estudo divulgado pela Ophtalmology, publicação da Academia Americana de Oftalmologia, indica que, até 2050, quase metade da população mundial será míopeNo Brasil, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, esse distúrbio ocular avançou entre crianças e jovens de zero a 19 anos durante a pandemia devido a maior exposição desse público aos aparelhos eletrônicos.

Para entender melhor as causas desse aumento alarmante e buscar formas de prevenir a miopia, o Minha Saúde conversou com o Dr. Marcos Aurélio Monteiro, oftalmologista cooperado da Unimed Teresina. 

"A miopia é um distúrbio refrativo ou erro de refração em que os raios luminosos se focam antes da retina, causando dificuldade visual para enxergar objetos à distância. Diversos fatores podem contribuir para o seu desenvolvimento, desde influências genéticas e hereditárias até condições médicas como diabetes descompensada e catarata", falou.

Ele destaca que além do fator do uso excessivo de telas por crianças, adolescentes e adultos jovens, a miopia axial, caracterizada pelo alongamento do globo ocular, também é um fator contribuinte.

Questionado sobre a possibilidade da miopia levar à cegueira, o Dr. Marcos Aurélio Monteiro esclareceu que a miopia em si não leva à cegueira. No entanto, as complicações decorrentes dela podem causar cegueira temporária ou definitiva, especialmente nos casos de alta miopia.

"Complicações como deslocamento de retina, catarata e patologias que não são tratadas adequadamente e no tempo correto podem levar a problemas mais sérios. A miopia degenerativa, por exemplo, pode causar infecções oculares externas que, se não tratadas, podem levar a danos irreversíveis na visão", falou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES