Mel da agricultura familiar entra no cardápio da alimentação escolar no Piauí

O mel produzido pela agricultura familiar agora faz parte do cardápio oferecido na alimentação escolar nos centros educacionais da rede estadual

Alunos aprovaram a inclusão do mel no cardápio | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O mel produzido pela agricultura familiar agora faz parte do cardápio oferecido na alimentação escolar nos centros educacionais da rede estadual. Nessa segunda-feira (13), a secretária da Agricultura Familiar (SAF), Rejane Tavares, e a superintendente de ensino da Secretaria da Educação (Seduc), Viviane Carvalhedo, participaram da degustação do mel, em um ato que marca o início da inclusão do alimento como sobremesa da alimentação escolar. A ação ocorreu no Centro Estadual de Tempo Integral Pe. Joaquim Nonato, zona Sul de Teresina.

A secretária da SAF, Rejane Tavares afirmou que a inclusão do mel no cardápio escolar favorece os agricultores familiares por abrir um novo espaço para a venda da produção. "É uma forma de estimular o consumo do mel como alimento. Também é uma forma de fortalecer a cadeia produtiva do mel, os agricultores familiares, as cooperativas que trabalham com o mel, abrindo um novo mercado, viabilizando mais um espaço de comercialização", pontuou.

Já para a superintendente de ensino da Seduc, além da alta qualidade nutricional, o mel piauiense lembra a qualidade do produto que é produzido por agricultores familiares do estado. “É um alimento de composição nutricional altíssima. Nossos nutricionistas tem levado essa pauta com muito cuidado, com muito carinho, e mais do que isso, eleva a nossa autoestima em saber que um produto de altíssima qualidade está sendo introduzido no cardápio dos nossos estudantes”, destacou.

O ato representou o teste de aceitabilidade, ou seja, os alunos avaliaram o alimento para decidir se o alimento seria efetivamente incluído na alimentação. Com o resultado positivo, os estudantes terão a partir de agora o mel da agricultura familiar como uma das sobremesas incluídas no cardápio. Para os estudantes, um bom incremento na alimentação.

“É uma ideia ótima, nossa comida já é acessível para todos, e o mel é bom para tirar o gosto depois do almoço, uma sobremesa a mais, é um gosto diferente do dia a dia agora na escola”, disse o estudante Gustavo Nogueira.

A parceria da SAF com a Seduc pretende incluir mais produtos da agricultura familiar no cardápio da alimentação escolar da rede estadual de ensino, garantindo um alimento saudável aos estudantes e possibilitando melhoria na renda de agricultores e agricultoras familiares.

Por: Ascom 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES