Menina de 16 anos assume a presidência da Águas de Teresina por um dia

Essa nomeação simbólica é o resultado de uma parceria estratégica com a ONG Plan International Brasil, através do inspirador projeto “Escola de Liderança”

Menina de 16 anos assume a presidência da Águas de Teresina por um dia | Thaemille, de 16 anos, assumiu a presidência da Águas de Teresina
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Com o intuito de  combater a desigualdade de gênero no mercado de trabalho, a holding Aegea, à qual a Águas de Teresina pertence, estabeleceu uma meta necessária: alcançar 45% de representatividade de mulheres em cargos de liderança até 2030. Este compromisso ganhou ainda mais atenção com uma ação em referência ao Dia Internacional da Menina, que foi celebrado no dia 11 outubro.

A  jovem Thaemille, com apenas 16 anos, assumiu a posição de diretora-presidente da Águas de Teresina em uma cerimônia realizada na sede administrativa da empresa. Essa nomeação simbólica é o resultado de uma parceria estratégica com a ONG Plan International Brasil, através do inspirador projeto "Escola de Liderança" para meninas. O papel de Thaemille como líder veio para reforçar o compromisso da Aegea em promover a igualdade de gênero e empoderar as mulheres no mundo dos negócios.

 Menina de 16 anos assume a presidência da Águas de Teresina por um dia (Foto: Raissa Morais)

Jacy Prado, presidente da Águas de Teresina, recebeu a adolescente na porta da empresa e promoveu uma visita guiada com a equipe da ONG. Ele elogiou o projeto e repassou para Thaemille os preceitos báscicos que correspondem à função de um presidente de uma concessionária de distribuição de água.   "É um projeto incrível, pois oferece aos jovens a oportunidade de compreender o funcionamento da empresa, de forma simulada, por meio dos olhos de um presidente. A empresa está empenhada em aumentar a representatividade feminina em cargos de liderança, um esforço contínuo nos próximos anos. Na nossa empresa, as mulheres são tratadas com igualdade aos homens. Temos um programa de diversidade abrangente, e estamos comprometidos com a inclusão."

 Menina de 16 anos assume a presidência da Águas de Teresina por um dia (Foto: Raissa Morais)

Thaemille, a jovem diretora-presidente, se emocionou durante a visita. Segundo ela, sempre existiu uma curiosidade a respeito de como e onde funcionava a Àguas de Teresina. "Está sendo uma experiência fascinante, pois sempre tive curiosidade de conhecer a empresa. Estava nervosa, pois não é todo dia que temos acesso a um ambiente tão importante e grandioso", contou.

Durante o dia, Thaemille teve a oportunidade de atuar como presidente da instituição, conhecer os diferentes departamentos da empresa e dialogar com as gestoras femininas da Águas de Teresina. Ela apresentou um Plano de Incidência, com um conjunto de ações que poderiam atender mellhor as demandas de sua comunidade junto aos setores responsáveis.

O Dia Internacional da Menina, estabelecido em 2012 pela Organização das Nações Unidas (ONU), busca promover os direitos das meninas e adolescentes, empoderar as jovens em todas as fases de desenvolvimento, desenvolver habilidades para a vida e aumentar o conhecimento sobre os direitos relacionados à equidade de gênero e à participação feminina em instituições.

Este ano, o Relatório da Plan International sobre a Situação das Meninas no Mundo se concentra na campanha "Beat The Clock" (Acelere o Relógio), envolvendo o aumento da participação econômica das mulheres e a busca pela paridade de gênero na liderança, elementos fundamentais na luta contra as desigualdades de gênero.

Maria Thatyara Costa, facilitadora de projetos (Foto: Raissa Morais)

Maria Thatyara Costa, facilitadora de projetos, falou sobre o papel da campanha. "No mês da menina, que é comemorado em 11 de outubro, esse movimento tem como objetivo inspirar meninas a ocuparem posições de poder e acreditarem em seu potencial de sucesso. A campanha 'Acelere o Relógio' é uma resposta a uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial que projeta que ainda faltam mais de 100 anos para alcançar a igualdade de gênero. Trabalhamos principalmente nas áreas rurais de Teresina, implementando projetos sociais e atendendo atualmente 4 mil crianças na zona rural da cidade", ressaltou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES