Morre o piauiense Nêgo Bispo, quilombola que propôs o contracolonialismo, aos 63 anos

Nascido na comunidade Saco do Curtume, no Piauí, Bispo ganhou notoriedade em movimentos sociais, na década de 1990

Morre o piauiense Antônio Bispo, quilombola que propôs o contracolonialismo, aos 63 | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Morreu no domingo (3), vítima de uma parada cardíaca, o pensador quilombola Antônio Bispo dos Santos. Autodenominado "lavrador de palavras", o filósofo traduzia nos livros o olhar de quem nasceu em um quilombo sobre os modos de habitar e se relacionar com a terra. Bispo passou mal durante à tarde e foi levado ao Hospital Estadual Teresinha Nunes de Barros, localizado na cidade de São João do Piauí --a 450 km da capital Teresinha. Lá, teve duas paradas cardíacas e não resistiu. A causa ainda não foi revelada.

Nascido na comunidade Saco do Curtume, no Piauí, Bispo ganhou notoriedade em movimentos sociais, na década de 1990, quando chegou a se filiar a partidos políticos, que abandonou anos depois. Desde então, se voltou para a defesa dos povos quilombolas.

Conhecido também como Nêgo Bispo, ele atuou em organizações como a Conaq (Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas) e em movimentos sociais do Piauí. Ele fazia uma comparação entre o modo de vida dos quilombos e o da sociedade nacional em seu novo livro "A terra dá, a terra quer" (Ubu/Piseagrama, 2023), no qual também propõe um novo modo de viver, a contracolonização, em resposta a problemas atuais ligados à ecologia, ao clima, ao trabalho e à alimentação.

Colonizar um povo é como adestrar um boi. Ambas ações consistem na remoção da identidade, mudança de território e condenação do modo de vida alheio. Essa é a associação que Antônio Bispo dos Santos, também conhecido como Nêgo Bispo, faz em "A Terra Dá, a Terra Quer".

Lançado em maio pela Ubu, o livro desmancha conceitos como ecologia, desenvolvimento e decolonialidade --a contraposição ao pensamento de perspectiva colonialista e eurocêntrica. O autor propõe o que chama de contracolonialismo, que seria a recusa de um povo à colonização, o que, segundo ele, é praticado há séculos por africanos, indígenas e quilombolas. 

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o pensador chegou a dizer que não via diferença entre a esquerda e a direita na relação com os quilombolas. "A direita e a esquerda são maquinistas que dirigem o mesmo trem colonialista. Escolher o vagão permite decidir os passageiros com quem você vai viajar. Mas a viagem é a mesma, vai para o mesmo caminho", disse.

(Com informações da FolhaPress - Nadine Nascimento)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES