Motoristas e cobradores voltam a paralisar atividades em Teresina; veja as zonas afetadas

O Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes (Sintetro) informou que 30 ônibus deixaram de circular na cidade.

Motoristas e cobradores voltam a paralisar as atividades em Teresina | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina paralisaram suas atividades nesta quarta-feira (7). A paralisação foi realizada pelos funcionários das empresas Viação Piauiense e Tranfácil, que operam nas zonas Norte e Sudeste da cidade. Até agora, apenas os véiculos da Viação Piauiense voltaram a operar.

Em uma entrevista ao Meionorte.com, o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes (Sintetro), Claudio Gomes, informou que 30 ônibus deixaram de circular na cidade. Na zona Norte, a paralisação de uma frota de 25 veículos começou às 5h30 e terminou às 8h, enquanto na zona Sudeste, 5 veículos permanecem parados, sem previsão de retorno.

A decisão de paralisar as atividades foi tomada após uma reunião entre motoristas e cobradores no início da semana, na qual eles relataram que não receberam o pagamento do ticket de alimentação, que está previsto no acordo de convenção coletiva de trabalho assinado em 2023.

 "A paralisação começou às 5h30 devido ao descumprimento do pagamento do ticket de alimentação, previsto na convenção de trabalho. Era para esse valor estar na conta dos trabalhadores até o dia de ontem, e até agora não foi depositado. Os trabalhadores da zona Norte voltaram, mas os da zona Sudeste permanecem parados", afirmou Claudio Gomes.

Ele relatou que o sindicato tem tentado dialogar com as empresas, mas enfrenta dificuldades devido ao descumprimento de obrigações presentes nos acordos para o funcionamento do transporte público de Teresina. "Não é a primeira vez, todo mundo sabe da nossa situação. Precisamos dar suporte ao trabalhador, pois trabalhamos para receber e não podemos obrigar alguém a trabalhar sem receber seu dinheiro. O ticket deveria ser pago no quinto dia útil, nenhum passageiro tem culpa, mas os trabalhadores da zona Sudeste só voltarão quando esse benefício for disponibilizado", concluiu.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES