MPPI recomenda que UPAs de Teresina voltem a atender população de outras cidades

O Ministério Público do Piauí (MPPI) também solicitou esclarecimentos sobre a participação da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) na elaboração da Portaria FMS nº 364/2023

UBS do bairro Socopo | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina-PI, emitiu uma recomendação na última terça-feira (14) para a retomada dos atendimentos de urgência e emergência de maneira universalizada, independente do município de origem dos pacientes, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de urgência da rede municipal de saúde de Teresina-PI. 

O documento, assinado pelo promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, visa assegurar o acesso da população a esses serviços. Em 30 de outubro de 2023, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) emitiu a Portaria Nº 364/2023, restringindo os atendimentos nas UPAs apenas a pacientes residentes em Teresina. 

O Ministério Público destacou a orientação à Fundação Municipal de Saúde para que adote medidas que cumpram a recomendação, com informações detalhadas sobre as ações administrativas a serem encaminhadas à 29ª Promotoria de Justiça da Capital em até 48 horas.

Além disso, o Ministério Público do Piauí (MPPI) solicitou esclarecimentos sobre a participação da Comissão Intergestores Bipartite do Piauí (CIB-PI) e do Conselho Municipal de Saúde (CMS) na elaboração da Portaria FMS nº 364/2023. O MPPI fundamentou sua recomendação considerando o papel institucional do Ministério Público na defesa da ordem jurídica, do regime democrático de direito, e dos interesses sociais e individuais indisponíveis, conforme o artigo 127 da Constituição da República.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES