MPT resgata 13 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Gilbués-PI

O número de pessoas resgatadas em situações degradantes no Piauí, somente em 2023 já ultrapassa 160 trabalhadores

MPT resgata 13 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Gilbués-PI | Foto: Divulgação/MPT-PI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No município de Gilbués, situado no extremo sul do estado do Piauí, a cerca de 800 km da capital, o Grupo Móvel Estadual efetuou o resgate de 13 trabalhadores em situação análoga à escravidão. Estes indivíduos estavam envolvidos em atividades manuais de catação e queima de raízes e tocos para o processo de aração e preparação do solo destinado à plantação de soja, em uma fazenda na zona rural local. Ausentes de qualquer registro legal de trabalho, seja em carteira, livro ou contrato, os trabalhadores enfrentavam condições de estadia degradantes nos alojamentos. Adicionalmente, eram compelidos a realizar suas refeições ao relento, desprovidos de instalações sanitárias para atender às suas necessidades fisiológicas.

MPT resgata 13 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Gilbués-PI - Foto: MPT-PI

O Procurador do Ministério Público do Trabalho no Piauí, Edno Moura, que também é Coordenador Regional de Erradicação do Trabalho Escravo e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas – CONAETE, esteve presente na fiscalização que fez o resgate dos 13 trabalhadores. Segundo ele, as condições encontradas eram graves. Alguns trabalhadores tinham as mãos cortadas por não utilizarem nenhum tipo de equipamento de proteção individual. “Conforme o Código Penal, submeter trabalhadores a condições degradantes configura crime de redução de pessoas a condição análoga à de escravo. Os trabalhadores foram encontrados alojados em um local muito pequeno para a quantidade de pessoas, sem energia, e para realizar suas refeições durante o dia na área de trabalho, se utilizavam apenas da sombra de um único pequizeiro visto que toda a área estava desmatada”, revelou o procurador. 

MPT resgata 13 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Gilbués-PI - Foto: MPT-PI

Conforme o Auditor-Fiscal Robson Waldeck, a caracterização do trabalho escravo na modalidade degradante se deu pelas péssimas condições de desempenho da função no campo“A situação foi constatada pela fiscalização do trabalho, assim como a negativa da empresa de cumprimento das obrigações básicas como fornecimento de EPIS, locais para refeições e instalações sanitárias no campo, que são necessidades básicas do trabalhador no ambiente de trabalho”, disse o auditor.

MPT resgata 13 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Gilbués-PI - Foto: MPT-PI

As irregularidades também se estendem ao desempenho da função. De início, os trabalhadores não realizaram exames de admissão em saúde. Além disso, no local de trabalho não havia materiais de primeiros socorros, assim como não tinha acesso a equipamentos de proteção individual como bota, luvas, óculos de proteção, chapéus e afins. Os poucos trabalhadores que utilizaram botas e luvas informaram que os equipamentos eram de uso pessoal e adquiridos por eles mesmos. Os trabalhadores resgatados receberam as verbas rescisórias e aguardam o pagamento das verbas do dano moral, individual e coletivo. O empregador será responsabilizado na esfera civil e administrativa. E poderá ainda responder criminalmente pela prática de redução de pessoa à condição análoga à de escravo.

MPT resgata 13 trabalhadores em situação análoga à escravidão em Gilbués-PI - Foto: MPT-PI

O número de pessoas resgatadas em situações degradantes no Piauí, somente em 2023 já ultrapassa 160 trabalhadores. Recentemente, o Grupo Móvel resgatou 5 trabalhadores em Currais-PI que prestavam serviços de forma irregular em uma fazenda do município. Edno Moura, reforça a necessidade da participação direta da sociedade para que o trabalho escravo seja erradicado. “Só foi possível resgatar esses trabalhadores que tiveram seus direitos reestabelecidos, por meio de denúncias feitas pela população. Então, continuamos fazendo um apelo para que a população piauiense continue nos trazendo denúncias, com o máximo de informações possíveis”, conclui o procurador.

(Com informações do MPT)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES