Mulheres são condenadas por crime de injúria racial no PI: “galinha preta”

A sentença foi proferida pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba.

Mulheres são condenadas por crime de injúria racial no PI: “galinha preta”. | Jaqueline Noceti
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Duas mulheres identificadas pelas iniciais M.A.S. e M.L.S.A. foram condenadas a um ano e dois meses de reclusão pelo crime de injúria racial contra uma mulher de iniciais V.G.S., no município de Ilha Grande do Piauí, Norte do estado. A sentença foi proferida pela juíza Maria do Perpétuo Socorro Ivani de Vasconcelos, da 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnaíba. 

De acordo com a denúncia, expedida pelo Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI), as acusadas, que são mãe e filha, teriam injuriado a mulher utilizando-se de violência e de xingamentos referentes a raça e cor, em março de 2018. 

A vítima relatou que estava caminhando com o filho no colo, quando então M.L.S.A. chegou e começou a agredi-la com socos e puxões de cabelo, derrubando-a, enquanto a mãe, M.A.S., proferia xingamentos como “macaca” e “galinha preta”. De acordo com a juíza Maria do Perpétuo Socorro, as falas das acusadas, no contexto dos autos, evidenciam a intenção de injuriar a honra subjetiva de V.G.S. 

 “A expressão ‘macaca preta’ faz alusão à ideia de inferiorização de determinados indivíduos na escala evolutiva; enquanto que ‘galinha preta’, remete ao ideário de que a vítima é equiparável à animais de caça, utilizados para consumo humano”, afirma.

Desde 12 de janeiro de 2023, com a sanção da Lei 14.532 , a prática de injúria racial passou a ser expressamente uma modalidade do crime de racismo, tratada de acordo com o previsto na Lei 7.716/1989. A juíza mencionou que a injúria racial traz em seu conceito o emprego de elementos associados a elementos como raça, cor, etnia, religião ou origem para ofender ou insultar alguém. 

Consistindo o racismo em processo sistemático de discriminação que elege a raça como critério distintivo para estabelecer desvantagens valorativas e materiais, a injúria racial consuma os objetivos concretos da circulação de estereótipos e estigmas raciais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES