Na UFPI, MEC acompanha implantação do curso de Medicina em Floriano

O Curso de Graduação Bacharelado em Medicina para o Campus Amílcar Ferreira Sobral faz parte da iniciativa nacional de expansão da formação de médicos.

Vice-reitor da UFPI, Viriato Campelo | Divulgação UFPI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) está em processo de implementação do Curso de Graduação Bacharelado em Medicina no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), localizado em Floriano, no Piauí. Durante o período de 30 de janeiro a 2 de fevereiro, uma comissão do Ministério da Educação (MEC) realizará uma avaliação nas instalações da instituição, abordando aspectos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e infraestrutura, visando à viabilização do novo curso.

A comissão do MEC é composta por Gisele Pires (DDES/SESu/MEC) e membros da Comissão de Acompanhamento e Monitoramento de Escolas Médicas (CAMEM), incluindo Michelle Alves, Marcelo de Bonifácio, André Cabral, Júlio Croda e a Técnica Ana Luiza Feitoza (DDES/SESu/MEC).

Viriato Campelo, vice-reitor da UFPI (Divulgação)

O objetivo da visita é discutir com os representantes legais da UFPI, o Núcleo de implantação do Curso de Medicina no CAFS, e os docentes que atuarão inicialmente na graduação. Além disso, a agenda contemplará uma análise das instalações propostas para o funcionamento do curso, bem como uma reunião com gestores do município.

O Vice-Reitor da UFPI e Coordenador do Curso de Medicina no CAFS, Viriato Campelo, expressou sua satisfação com a presença dos profissionais do MEC, destacando a importância dessa visita para fortalecer a estrutura da instituição na área de assistência médica e hospitalar. Campelo ressaltou que o curso contribuirá não apenas para a formação de médicos, mas também para avanços na assistência, ensino, pesquisa e extensão, além de colaborar com o programa Mais Médicos Pelo Brasil.

Diretora de Governança da UFPI, Cleânia de Sales

Cleânia de Sales Silva, Diretora de Governança da UFPI, enfatizou a necessidade do curso, considerando a expressiva população de Floriano e da Macrorregião dos Cerrados, destacando a carência de profissionais médicos na região. A proposta de criação do Curso de Medicina no CAFS foi aprovada pelos Conselhos Superiores da UFPI após discussões, estudos e ações para atender a essa demanda.

O Curso de Graduação Bacharelado em Medicina para o Campus Amílcar Ferreira Sobral faz parte da iniciativa nacional de expansão da formação de médicos, visando enfrentar os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS) e promover a fixação desses profissionais em áreas carentes. O município de Floriano e região circunvizinha enfrentam carência de profissionais médicos, e o curso busca contribuir para suprir essa necessidade.

A comissão responsável pela elaboração da proposta do curso na UFPI é composta por professores engajados na criação e implementação do Curso de Medicina em Floriano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES